
O estado do Acre não registra casos de sarampo desde o ano 2000. A doença infecciosa, altamente contagiosa, tem ganhado destaque desde a declaração de emergência da Bolívia, que já tem confirmado 155 casos de sarampo, o que levou as autoridades acreanas a adotarem medidas de prevenção e conscientização, reforçando a importância da vacinação, único meio de evitar a doença e coibir a reintrodução do sarampo nos 22 municípios.
Como forma de contribuir para a iniciativa, o Portal Acre realizou nesta quinta-feira, 24, uma campanha de vacinação para seus colaboradores.
“Enquanto formadores de opinião, temos o compromisso em ajudar a promover a saúde. Fizemos questão de realizar este gesto para fortalecer a saúde da nossa equipe, mas também combater as fake news. Infelizmente, as vacinas têm sofrido, ao longo dos últimos anos, uma campanha de desinformação que muito atrapalha e pode deixar de salvar vidas”, diz Leônidas Badaró, editor-chefe do Portal Acre.
Além da vacinação de sarampo, foram ofertadas a de combate a gripe, tríplice viral e tétano. A iniciativa foi feita em parceria com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
De acordo com a diretora do órgão, Socorro Martins, o apoio e adesão as ações de prevenção são de extrema importância em momentos de alerta. “O município tem feito essas ações, em parceria de órgãos e também de empresas, como o Portal Acre, fazendo essa cobertura vacinal com o objetivo de proteger toda a população, desde as crianças até os adultos”, disse.

Socorro Martins reforçou que o momento reforça a necessidade de estar atento a carteira de vacinação e mantê-la atualizada. “Essas ações são bem proveitosas porque acaba que não é só o combate ao sarampo, mas a gripe, influenza e outras doenças, como hepatite e tétano. Nós agradecemos a parceria de quem nos procura, e estamos sempre disponíveis. Esse é o momento de fazer a ação, divulgar e fazer com que a população saiba que a vacina é segura e protege”, concluiu.