A Comissão Especial do Novo Plano Nacional de Educação 2024-2034 (PNE), realizou nesta terça-feira, 15, uma reunião para dialogar sobre a inclusão do fator amazônico no plano, que se refere aos custos logísticos e de transporte para realizar ações pedagógicas na região Amazônica. O evento contou com a participação do vice-prefeito, secretário municipal de Educação e o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/AC), Alysson Bestene.

Coordenada pelo deputado federal Moses Rodrigues (União/CE) e pela deputada federal Socorro Neri (Progressistas/AC), a reunião contou com a participação do secretário de Educação do Estado do Acre, Aberson Carvalho, secretários de outros estados da Amazônia e representantes de sindicatos e entidades.
Durante a reunião, Alysson Bestene defendeu um olhar diferente para a Amazônia, destacando as dificuldades enfrentadas pelos municípios para levar Educação às comunidades. “Primeiro, é preciso observar que, dentro da Amazônia, temos várias realidades. Depois, precisamos olhar para nossos municípios, levando em consideração cada realidade. Se não podemos comparar o ensino de uma capital com o interior, imaginei de um Estado do Sul com um da Amazônia”, disse.
