O Partido dos Trabalhadores realiza neste domingo, 6 de julho, o Processo de Eleições Diretas (PED) 2025 em diversos municípios do Acre. A votação ocorre das 9h às 17h, com a participação de filiadas e filiados na escolha das direções municipais, estadual e nacional do partido.

No âmbito estadual, após polêmica entre Cesário Braga, atual coordenador do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Acre, e o ex-governador Jorge Viana, Braga desistiu da candidatura e o vereador André Kamai será o único candidato à presidência do PT no Acre, concorrendo pela chapa 413 – Resistência e Luta. A votação estadual é unificada e integra o processo democrático interno do partido, que acontece simultaneamente em todo o país.
Já para a presidência nacional do partido, o PT tem quatro candidatos: Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara; Rui Falcão, ex-presidente do partido entre 2011 e 2017 e deputado federal por São Paulo; Valter Pomar, historiador e dirigente do PT, filiado ao partido desde os anos 80; e Romênio Pereira, sindicalista e um dos fundadores da sigla.
Podem votar todos os filiados e filiadas do PT que tenham sua filiação registrada até o dia 28 de fevereiro de 2025. Para votar, é necessário:
* Ter o nome na lista oficial de votantes do diretório;
* Apresentar um documento oficial com foto (capturas de tela não serão aceitas);
* O voto será realizado por meio de cédulas impressas.
O PT orienta seus filiados a consultarem previamente seus dados e local de votação no site: https://ped2025.pt.org.br/consulta.
O PED é uma ferramenta de fortalecimento da democracia interna do partido e de renovação de suas instâncias de base, com participação direta da militância em todo o país.