Rio Branco, 26 de julho de 2025.

ac.gov.br

Representantes de associações comerciais do Acre visitam Espaço Indústria no Parque de Exposições

Encontro foi para integrar federações: Foto Sabrina Salomon/SEICT

Nesta sexta-feira, 25, representantes de associações comerciais dos municípios das regionais do Alto Acre, Baixo Acre, Purus, Tarauacá/Envira e Juruá realizaram uma visita ao Espaço Indústria, no Parque de Exposições Wildy Viana. Ao todo, 14 representantes conheceram a estrutura e o processo de implantação da 50ª edição da Expoacre.

De acordo com o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanipal Mesquita, o encontro foi um momento de integração entre as federações empresariais, a indústria e as associações comerciais.

“São associações que vêm se fortalecendo, se capacitando na parceria do governo com o Sebrae e as federações empresariais. É um trabalho que não é de hoje, já está acontecendo há mais de dois anos. Eles estavam aqui realizando um processo de capacitação e se interessaram em ver como está sendo feita a implantação da Expoacre esse ano, que vai ser essa grande feira de 50 anos”, afirmou.

Na ocasião, foi apresentada toda a estrutura do evento, além da programação oficial deste ano, que tem como foco a integração das cadeias produtivas de todo o estado e o fortalecimento do setor empresarial acreano.

“Eles puderam conhecer os estandes, as áreas expositoras, vários setores e fechamos aqui com a reunião de integração com todos eles. Então é uma felicidade recebê-los aqui. Boa parte deles talvez não vão poder participar de todas as atividades, porque são municípios mais distantes, mas alguns são mais próximos e vão poder estar. E destacamos a importância do associativismo empresarial nos municípios que vem fortalecendo e criando um ambiente favorável, melhor de negócios, integrando também o poder público com o poder privado”, enfatizou.

Segundo o deputado federal e presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), José Adriano, esse momento de integração é a colheita de uma semente que foi plantada em 2018. Conforme Adriano, com o fortalecimento do comércio, a indústria também se fortalece.

“Eram só duas associações comerciais, Rio Branco e Cruzeiro do Sul. E a partir de 2019, assumimos o compromisso de potencializar essa proposta do associativismo empresarial, que é uma forma de conciliarmos as nossas divergências ou convergências no interesse maior, que é o desenvolvimento do estado. Agora, sem diálogo com quem está na ponta, que é quem vende, quem oferece o nosso produto, a indústria não anda. Nós sempre buscamos unir esses setores, setor primário, secundário e terciário. Tudo isso é uma estratégia para beneficiar a população e a comunidade”, pontuou.

Secretário de Indústria do Acre recepciou os representantes das associações comerciais: Foto Sabrina Salomon/SEICT

Para o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Acre (Federacre), Rubenir Guerra, a feira é muito importante para o movimento da economia do estado e participar da reunião, com outros representantes, é importante para a união do setor.

“Nós temos um pavilhão onde vamos trabalhar com a Acisa, de forma que os empresários se sintam à vontade de participar dele e fazer conexões também. Esse momento para a economia do Acre é muito bom. É um momento em que percebemos crescimento, não só de todos os setores, mas principalmente do setor de comércio e serviço, que está crescendo bastante”, destacou.

A representante da Associação Comercial de Xapuri, Neide Duarte, contou que aprovou a iniciativa das associações do interior conhecerem esse espaço da Expoacre, principalmente por ser um evento que movimenta toda a economia do estado.

“Por mais que a Expoacre seja aqui em Rio Branco, ela movimenta a economia no estado todo. E para a economia de Xapuri já movimenta o comércio, por exemplo, de confecção. Todo mundo quer vir, dar aquele up no visual e vir olhar a Expoacre. De qualquer forma, o comércio é movimentado, a economia é movimentada, por mais que não seja em Rio Branco, mas acaba se estendendo até o interior. E a gente vê o crescimento das empresas locais do estado”, disse.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
2
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
3
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
4
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
5
Calixto falando ou dizendo?
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

Detran-AC