
Rio Branco vai ter uma clínica ambulatorial veterinária, voltada ao atendimento de animais em situação de rua ou sob os cuidados de pessoas cadastradas no CadÚnico. A emenda Emenda Aditiva ao Projeto de Lei Complementar foi aprovada e é de autoria do vereador João Paulo (Podemos).
Além disso, a clínica também vai apoiar protetores de animais cadastrados no órgão competente da Administração Municipal e tutores de animais que tenham renda mensal de até três salários-mínimos comprovados. O objetivo é promover a proteção, controle, fiscalização e gerenciamento da educação ambiental voltada ao desenvolvimento sustentável.
“A criação de uma Clínica Ambulatorial Pública Municipal de Cuidados Veterinários visa suprir uma demanda crescente por políticas públicas de proteção animal, promovendo saúde pública, controle populacional, prevenção de zoonoses e conscientização da população”, diz parte do texto da emenda.
A clínica terá como finalidade prestar atendimento clínico, cirúrgico e de emergência, gratuitamente; realizar campanhas de castração, vacinação e vermifugação; promover ações educativas sobre posse responsável e saúde animal; e encaminhar animais para adoção, em parceria com ONGs e órgãos competentes.