
Com a intensificação do verão amazônico, o nível do Rio Iaco segue baixando e nesta quarta-feira, 23, está medindo apenas 74 centímetros em Sena Madureira. A informação foi repassada pela Defesa Civil do Município.
Apesar do baixíssimo nível, o abastecimento de água segue normalizado. Segundo Silvânio Nascimento, gerente interino do Saneacre em Sena, ainda que o principal sistema de captação esteja instalado no manancial, a potência da bomba de 150cv recém-instalada capta água o suficiente para atender a população.
“Até o momento não temos tido problema com o abastecimento de água, nossa equipe está monitorando a situação diariamente e a nova bomba tem dado conta da captação. Além disso, vamos realocando o sistema conforme o rio vai secando”, disse o gerente.
Vale destacar que o nível atual é o menor do ano, e a situação exige uma atenção especial por parte das autoridades locais. Outros rios próximos a cidade, que são afluentes do Iaco, como o Caeté e o Macauã, também estão com os níveis críticos, o que aumenta a preocupação dos moradores.