Rio Branco, 12 de julho de 2025.

Sem Fronteira

Samir denuncia que após um mês de sanção da lei, ônibus ainda não recebem pagamento via Pix

Samir justiça
Projeto de Lei que regulamenta PIX no transporte público é de autoria do vereador Samir Bestene: Foto Luís Oliveira

Na sessão desta quinta-feira, 10, da Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador Samir Bestene (PP) cobrou o cumprimento da lei que permite o pagamento de passagem do transporte coletivo via Pix. O parlamentar é o autor da proposta que foi sancionada pela Prefeitura de Rio Branco em junho deste ano.

“A lei do PIX de transporte público já foi sancionada há mais de um mês. E nós já tivemos uma conversa com o superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, para que solicite a RICO a já se atualizar. Porque essa lei é bem clara: o usuário, quando entra no ônibus, ele já passa no QR Code e, com a confirmação do pagamento pelo aplicativo bancário, a catraca já autoriza para que o usuário possa utilizar o serviço de transporte público”, disse o vereador.

Segundo Bestene, a falta de atualização dos validadores (equipamentos de leitura de pagamento eletrônico) instalados nos ônibus é o que impede que a lei seja aplicada. Conforme o parlamentar, a responsabilidade por essa atualização é da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans).

“Quando os validadores são atualizados, eles autorizam que você através do seu próprio aplicativo bancário, quando você passa no QR Code, já aprova para a catraca abrir e a pessoa usar o transporte público. Já conversei lá com o diretor de operação da RBTrans e ele me disse que é necessária a atualização do validador e ainda não foi feito”, afirmou.

Caso a empresa continue descumprindo a lei, o vereador aponta que medidas devem ser tomadas.

Lei é feita para ser cumprida. Mas digamos que não façam cumprir a lei, tem que ter uma penalização. Está vindo uma licitação pela frente, talvez ela não possa concorrer, caso não cumpra uma lei municipal”.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Talento do Acre
“Comecei a lutar porque sofria bullying”; Conheça o pugilista de ...
2
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
3
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
4
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
5
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

Sem Fronteira