Rio Branco, 16 de agosto de 2025.

Seagro2

Tecnologia no campo: Programa Solo Fértil promete transformar o futuro da agricultura no Acre

Aos poucos, o Acre vai colocando a tecnologia para andar lado a lado com quem mais precisa dela: o pequeno produtor rural.

Na manhã desta segunda-feira, 1º de julho, no Polo Agroindustrial de Mâncio Lima, um momento simbólico marcou o início de uma nova fase para a agricultura acreana.

Primeira análise de solo do Programa Solo Fértil foi feita em propriedade de Mâncio Lima: Foto Daigleíne Cavalcante

Foi ali, em meio a um canteiro de hortaliças, que o produtor Aldo José Santos Nascimento se tornou o primeiro agricultor do estado a receber, em tempo real, o laudo técnico do solo de sua propriedade, com assinatura e respaldo da Secretaria de Estado de Agricultura e Agroindústria (Seagri).

“Em 2016 foi feita uma análise do solo aqui, mas ninguém nunca recebeu o resultado. Pagamos R$ 300. Hoje, foi diferente, foi em tempo real.”, contou Aldo.

Primeiro produtor rural ao Acre a receber análise de solo em tempo real: Foto Daigleíne Cavalcante

O teste, totalmente gratuito, faz parte do Programa Solo Fértil, que será lançado oficialmente nesta quarta-feira, 3, durante a Expoacre Juruá.

A proposta é oferecer, diretamente na propriedade, um diagnóstico completo do solo por meio de uma tecnologia americana conhecida como NIRS, um equipamento portátil que entrega resultados precisos e instantâneos.

Secretário Tchê durante coleta de material para análise do solo em propriedade rural: Foto Daigleíne Cavalcante

“A pedido do governador, fomos buscar o que havia de melhor no mundo em análise de solo. Agora, o produtor sabe exatamente quanto e o que aplicar. Isso diminui custos e aumenta a produtividade”, explicou o secretário de Agricultura, José Luís Tchê.

Com o uso correto do calcário, adubo e outros insumos, os resultados prometem ser expressivos.

“Um produtor que colhe 25 sacas de café por hectare pode, com a correção adequada, pode colher quarenta, cinquenta sacas. ”, destacou o secretário.

A tecnologia representa mais do que praticidade. Ela é também símbolo de respeito ao tempo e ao esforço do agricultor, que não pode esperar meses por respostas quando a natureza não espera.

“É uma virada de chave para a agricultura e para o desenvolvimento sustentável. Em um estado que preserva 85% de sua floresta, precisamos produzir mais, em menos espaço.”, concluiu Tchê.

Tecnologia pode representar a “virada de chave” da agricultura familiar no Acre: Foto Daigleíne Cavalcante

O programa será oficialmente lançado pelo governador, Gladson Cameli, na próxima quarta-feira, dia 02, durante a Expoacre Juruá.

Veja o vídeo:

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Como ajudar meu filho a falar? Dicas para estimular a linguagem d...
2
Empreendedores podem participar de feiras em Rio Branco; Saiba co...
3
Pedro Pascoal diz que greve dos médicos coloca vidas em risco
4
Talento do Acre
“Comecei a lutar porque sofria bullying”; Conheça o pugilista de ...
5
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

sem fronteiras 3