A Federação Estadual de Rodeio do Acre (F.E.R.A) divulgou, nesta quinta-feira, 31, uma nota de repúdio às declarações atribuídas à conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), Naluh Gouveia. O material cita que a conselheira teria sido orientada pelo senador Sérgio Petecão a não comparecer na Arena de Rodeios por, supostamente, “correr risco de vida” e tal afirmação teria veiculado, de forma ampla, em veículos de imprensa locais.

O presidente da F.E.R.A, Mayco Cunha, descreveu a situação como um absurdo e disse que a afirmação fere a honra e o trabalho árduo da equipe de peões e demais envolvidos no rodeio. “Somos trabalhadores, amantes de um esporte reconhecido internacionalmente e nossa prioridade sempre será a família, o bem-estar de todos e o rodeio. A senhora Naluh Gouveia é muito bem-vinda na Expoacre, Arena de Rodeios ou qualquer outra atividade que envolva o rodeio na capital ou no interior”, disse Cunha.
No texto, Mayco Cunha lamenta o desrespeito contra uma mulher e reforça que nenhum tipo de ameaça foi dirigida à conselheira ou pessoas ligadas à ela. “Uma mulher não pode ser desrespeitada e nós, em momento algum, desrespeitamos ou fizemos qualquer tipo de ameaça a conselheira ou qualquer um dos seus familiares. Direitos se buscam na justiça […] Nós, enquanto federação, buscamos nossos direitos na justiça, como estabelece a lei, nos mantendo longe de picuinhas jurídicas ou problemas políticos”, reforçou o presidente da F.E.R.A.
As declarações foram repudiadas em nome da presidência, peões e equipes que atuam na realização do rodeio. “Em respeito aos nossos peões e às nossas famílias que trabalham e honram esse estado, repudiamos as informações e destacamos que seguimos com o nosso com o esporte e com o povo acreano”, finalizou.
Entenda a polêmica
A conselheira do TCE/AC, Naluh Gouveia, emitiu uma medida cautelar à Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e recomendou a suspensão do pagamento à empresa responsável pelo rodeio, com o intuito de verificar à finalidade pública do investimento. O ato foi considerado inconstitucional pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que suspendeu a decisão e liberou os recursos após constatar que não havia qualquer tipo de irregularidade ou ilegalidade no contrato, reiterando que as cobranças estavam previstas e aprovadas no orçamento da Seagri.
Confira a nota na íntegra
NOTA DE REPÚDIO
A Federação Estadual de Rodeio do Acre (F.E.R.A), vem a público manifestar seu mais absoluto repúdio às declarações publicadas na imprensa acreana nesta quinta-feira, 31, atribuídas à Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Acre, Naluh Gouveia.
De acordo com as matérias jornalísticas, a conselheira teria sido aconselhada pelo senador Sérgio Petecão a não ir à arena de Rodeios da Expoacre, “pois sua vida corria risco”.
Tal afirmação é de um absurdo sem tamanho e fere a honra e o trabalho árduo de todo uma equipe de peões e envolvidos com o Rodeio no Acre. Somos trabalhadores, amantes de um esporte reconhecido internacionalmente e nossa prioridade sempre será a família, o bem-estar de todos e o rodeio.
A senhora Naluh Gouveia é muito bem-vinda a Expoacre, Arena de Rodeio ou qualquer outra atividade que envolva o rodeio na capital ou interior.
Uma mulher não pode ser desrespeitada e nós, em momento algum, desrespeitamos ou fizemos qualquer tipo de ameaça a conselheira ou qualquer um dos seus familiares.
Direitos se buscam na justiça e a justiça decide. Nós, enquanto federação, buscamos nossos direitos na justiça, como estabelece a lei e nos mantemos distantes de picuinhas jurídicas ou problemas políticos.
Em respeito aos nossos peões e às nossas famílias que trabalham e honram esse estado, repudiamos as informações e destacamos que seguimos com o nosso compromisso com o esporte e com povo acreano.
Mayco Cunha
Presidente da Federação Estadual de Rodeio do Acre