Rio Branco, 16 de agosto de 2025.

23.1---DIGITAL_MASTER---PMRB_FAMÍLIA-ACOLHEDORA

Vereadores fazem balanço dos seis primeiros meses de mandato

O recesso da Câmara Municipal de Rio Branco está marcado para iniciar dia 18 de julho. A casa parlamentar conta com 21 vereadores, sendo que 14 estão exercendo o primeiro mandato. O Portal Acre conversou com alguns deles para fazer um balanço desse início de legislatura.

Entre os entrevistados está o vereador André Kamai (PT). De acordo com o parlamentar, mesmo sendo a primeira experiência na área Legislativa, o mandato, neste primeiro momento, foi bastante produtivo.

André Kamai está em seu primeiro mandato e é um dos principais opositores de Bocalom na Câmara: Foto Luís Oliveira/Portal Acre

“Nós trouxemos pautas importantes para a casa. Fizemos enfrentamentos necessários sobre pautas que eram importantes, que a população tivesse conhecimento, entendesse de fato o que estava sendo debatido na casa. Nós buscamos o tempo todo aprofundar o debate para que as questões que fossem aprovadas aqui nessa casa, elas tivessem de fato consistência, tivessem substância”, disse Kamai.

Apesar do vereador ter apresentado somente um projeto na Câmara, para ele, a possibilidade de andar pela cidade e conversar com as pessoas, para entender os problemas da população, é importante para a apresentação de propostas.

“Eu estou muito satisfeito com esse primeiro semestre. Acho que foi um mandato extremamente produtivo para o que ele se propôs: um mandato crítico a essa gestão, que não reconhece nessa gestão a eficiência que a cidade de Rio Branco precisa, mas que cumpre o papel de cobrar isso e de pressionar para que, de fato, a prefeitura se vire para as prioridades do cotidiano da cidade de Rio Branco. A minha avaliação é que a gente construiu, até aqui, um mandato extremamente positivo, que deu respostas a quem acreditou na possibilidade desse mandato, e acredito que esse acúmulo de experiência do primeiro semestre fará com que o próximo seja muito melhor”, enfatiza o parlamentar.

Também estreando no parlamento, o vereador Bruno Moraes (PP) pontua, assim como Kamai, que a vivência no Legislativo tem sido de aprendizado e destaca o Projeto de Lei (PL), de sua autoria, que foi aprovado com poucos dias de mandato.

Bruno Moraes avalia como positivo primeiro semestre de mandato: Foto Luís Oliveira/Portal Acre

“Eu sempre imaginei que não seria um político ou um vereador de indicações, mas de proposituras. A gente tem apresentado, e muitos, principalmente as nossas principais bandeiras. Com 90 dias (de mandato), consegui aprovar e sancionar um primeiro Projeto de Lei e fiquei muito feliz, porque esse projeto fala de geração de emprego, de juventude, de experiência no primeiro emprego e também traz um fôlego para as empresas terceirizadas, para esse serviço e esse segmento que eu sou apaixonado”, destaca.

Para o parlamentar, esse primeiro balanço está sendo de muito trabalho e também de aprendizado. O vereador ressalta a importância da representação dos diversos setores na casa legislativa.

“Eu tenho tentado aprender todos os dias, de verdade, e conhecer essa vivência não é fácil, porque a gente lida com 21 representantes de cada segmento. Aqui tem representantes da educação, da saúde, da área rural, de alguns sindicatos. Cada segmento está representado dentro dessa casa. E tem o Bruno transitando um pouquinho em cada um, mas principalmente falando de desenvolvimento, falando de geração de emprego”, complementa.

“A minha expectativa, primeiro, é de causar uma boa impressão. Em todas as pesquisas e estudos que fiz, o primeiro ano de vida pública, de qualquer política, é o mais importante. É como se fosse a primeira impressão. Você vai ser lembrado para o resto da vida pública pelo que fez no primeiro ano. Claro que isso só norteia, não é o que vai te basear. Então, tem sido de muita proximidade, muita presença nas comunidades e as minhas expectativas são as melhores do mundo”, destaca Bruno.

Outro parlamentar que também está em seu primeiro mandato é o vereador João Paulo (Podemos). Conforme o parlamentar, nesses primeiros seis meses ele tentou fazer um mandato atuante.

“O intuito é ter um mandato presente dentro das instituições, dentro da comunidade, em contato com as pessoas, fiscalizando os órgãos públicos, propondo ideias, discutindo projetos de lei. Nós já temos mais de 200 indicações encaminhadas para melhoramento de ruas, vias, paradas de ônibus, reforma de unidades de saúde, de creches”, ressalta.

De acordo com ele, saúde, educação e mobilidade urbana são algumas das pautas que têm defendido na casa legislativa municipal.

João Paulo Silva é um dos 14 vereadores que exercem o primeiro mandato em Rio Branco: Foto Luís Oliveira/Portal Acre

“Temos como pauta principal do nosso mandato a saúde pública, os serviços de saúde e também a causa animal, onde foi proposto, e já foi aprovado na CCJ, a Frente Parlamentar de Cuidado aos Animais no município de Rio Branco. Propomos também um projeto de lei contra o preconceito à hanseníase e a instituição da política no município de Rio Branco. Temos um outro Projeto de Lei tramitando na casa que é sobre a criação da semana alusiva dentro do município de Rio Branco sobre o climatério e a menopausa”, pontua os projetos que foram trabalhados até o momento.

Compartilhe em suas redes

Seagro4