A 14ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados divulgou nesta sexta-feira, 29, o ranking dos estados com melhores indicadores de educação do país em 2025. O estudo, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), mostra que o estado acreano ocupa a 27ª posição, sendo portanto o último, na lista. O ranking considera os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.
De acordo com o levantamento, o Acre caiu uma posição em relação à edição de 2024. Nos últimos dez anos, o estado desceu 12 posições. Em 2015, ocupava a 15ª; em 2020, a vigésima posição; e em 2024, a 26ª.

O pilar Educação do Ranking de Competitividade considera a avaliação da Educação (-3), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (-1), o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Índice de Oportunidade da Educação, a Taxa de Frequência Líquida do Ensino Fundamental, Taxa de Frequência Líquida do Ensino Médio e a Taxa de Atendimento do Ensino Infantil (+1).
Além disso, também avalia se os estados possuem programas próprios, e frequentes, de avaliação da educação básica e premia as boas práticas de monitoramento. Para a construção desse indicador, são utilizadas informações dos portais de cada programa de avaliação estadual, que são checadas com as secretarias estaduais de educação.

“Em razão da sua importância econômica e social, e considerando as graves carências existentes nos Estados, o pilar Educação possui o terceiro maior peso do ranking (11,4% do total) – empatado com o pilar de Infraestrutura –, sendo complementado ainda pelo pilar Capital Humano, com 7,6% do peso total”, destaca parte do relatório.
O estudo mostra que ainda há necessidade de medidas a serem tomadas para reverter os desafios da área. “As graves deficiências na educação do País, juntamente com a crônica deficiência de infraestrutura, estão indubitavelmente entre os principais desafios para a melhora da competitividade nacional, minando tanto o potencial de desenvolvimento econômico quanto social”, enfatiza a pesquisa.