Rio Branco, 7 de agosto de 2025.

Seagro3

Após Bocalom decretar situação de emergência, nível do Rio Acre fica abaixo de 1,5m pela primeira vez no ano

Bocalom e secretários durante assinatura de decreto de Situação de Emergência: Foto Luís Oliveira

O nível do Rio Acre nesta quinta-feira, dia 7 de agosto, chegou a 1,49m, o menor nível do ano registrado na capital acreana.

A cota, considerada extremamante baixa para o período, vem um dia após o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom decretar Situação de Emergência por conta da estiagem. O decreto procura garantir rapidez nos investimentos de ações que possam minimizar os impactos da seca, principalmente no que diz respeito ao abastecimento de água em Rio Branco.

A preocupação das autoridades é que o atual período, início do mês de agosto, ainda não é o mais crítico do chamado verão amazônico no estado.

O temor é que Rio Branco enfrente uma seca ainda mais severa do que a do ano passado, quando no dia 21 de setembro, o nível do Rio atingiu 1,23m, a menor marca da história da capital do Acre.

“Se permanecer neste ritmo, podemos chegar muito próximo ou até mesmo abaixo de 1,23m. Nós estamos controlando as queimadas, ainda temos uma umidade relativa do ar relativamente boa até agora. Infelizmente, essa seca provoca muitos prejuízos na agricultura, piscicultura, bacia leiteira, no plantio de hortaliças e também na navegação. Mas, estamos agindo, fazendo todas as intervenções necessárias em relação aos planos de contingência para poder dar um alento à população”, explica Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil em Rio Branco.

Compartilhe em suas redes

sem fronteiras 3