Rio Branco, 21 de agosto de 2025.

sem fronteiras 3

Com 3,2 mil metros de área construída, Mercado Elias Mansour deve ser entregue em fevereiro de 2026

Engenheiro responsável destacou que tipo de obra é inédita na região: Foto Luís Oliveira

Nesta quinta-feira, 21, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), realizou uma visita as obras de reconstrução do Mercado Elias Mansour, uma das intervenções mais importantes para a capital acreana, conforme o gestor. A estrutura contará com 3,2 mil metros quadrados construídos.

Com investimentos de cerca de R$ 28 milhões, a obra, que começou em agosto de 2024, tem previsão para ser entregue em fevereiro de 2026. De acordo com Bocalom, a visita é importante para o acompanhamento da reconstrução, já que é uma obra estratégica para a cidade de Rio Branco.

“Visto que é o mercado, todo mundo sabe que mercados municipais no Brasil inteiro, principalmente nas capitais, são os locais mais visitados na cidade. O nosso mercado Elias Mansour precisava desse trabalho, e hoje já avançou muito. A parte mais difícil que é a parte de concreto, realmente já andou bem. E, agora, é a parte de ferragem, feita de estrutura metálica”, afirmou.

Segundo o prefeito, a previsão é que a parte de concretagem da obra seja finalizada até do dia 30 de agosto.

“Eu espero que a gente consiga ter essa nossa obra pronta dentro do cronograma que está previsto para o mês de fevereiro. Nossa intenção era ver se conseguia adiantar um pouco, vemos que realmente uma obra dessa é bastante complicada, mas está dentro do cronograma que a empresa contratou com a prefeitura. E eu estou feliz que nós vamos ter um mercado que vai nos orgulhar”, destacou.

Conforme o engenheiro da obra, Matheus Oggioni, o diferencial do novo prédio será, justamente, a “mistura” de estrutura metálica com a estrutura de concreto. A obra, que está 45% concluída, área de estacionamento e dois pavimentos, contando inclusive com um jardim.

“Esse tipo de construção, de concreto armado com a estrutura metálica, é uma coisa nova para a região, esse tipo de construção. Mista assim, eu não consigo dizer, talvez as pontes elevadas, mas nessa questão de ter uma estrutura desse porte, eu não conheço nesse sentido. Se tiver outra, peço desculpa, mas eu não conheço”, explicou.

A obra conta com R$ 20 milhões provenientes de emendas do senador Márcio Bittar (União). O parlamentar também esteve presente na visita a nova construção e pontuou que o novo mercado Elias Mansour vai dar mais dignidade aos que têm comércio no local.

“Todas as famílias que vivem e que sobrevivem deste mercado vão ter um ambiente muito mais saudável para trabalhar e vai atrair muito mais clientes. O espaço terá estacionamento coberto, a praça que vai ser feita aqui em frente também vai ajudar a transformar o novo mercado num cartão postal da nossa capital e, sendo da nossa capital, é do Acre inteiro”, finalizou.

Compartilhe em suas redes

Seagro2