
O Instituto de Terras do Acre (Iteracre) está investindo R$ 6 milhões no município de Xapuri. O montante, oriundos de recursos próprios do Tesouro Estadual, faz parte de um amplo programa de regularização fundiária que vem transformando a realidade de bairros consolidados e áreas rurais do município.
Segundo o órgão, de 2023 a agosto de 2025, já foram emitidos mais de 2 mil títulos de propriedade em Xapuri, garantindo segurança jurídica e valorização para centenas de famílias. Ao todo, no Acre, o Iteracre já tem 10 mil títulos prontos para serem entregues em 2025.
Entre os locais beneficiados estão o Bairro Laranjal, Zona Rural, Pantanal, Hermínio de Melo e Constantino, além de áreas estratégicas como o aeródromo e o terreno destinado ao Corpo de Bombeiros.
Outro destaque é a doação da área do Mutirão para o estado, que permitirá a regularização de um bairro já consolidado e o atendimento a uma demanda histórica da população. Na zona rural, foram beneficiados os polos da Variante, da Borracha e estão em andamento processos em cartório para registros no polo da Sibéria, todos em Xapuri. Também serão contempladas as entidades religiosas do município de diversas denominações.
As áreas em processo de regularização já se encontram na fase final. A expectativa é que a próxima etapa, que contemplará essas áreas, ocorra em outubro ou setembro de 2025, com entrega oficial de novos títulos às famílias.
A regularização fundiária vai além da entrega de títulos: ela assegura às famílias o direito à propriedade, amplia as possibilidades de acesso a crédito, valoriza imóveis e contribui para o desenvolvimento urbano e rural.
O Iteracre possui um núcleo de atendimento ao público em Xapuri, que funciona das 07h às 14h, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através de uma parceria com a prefeitura da cidade.








