Rio Branco, 1 de agosto de 2025.

Expoacre 2025

Com mais de três décadas de existência, Colégio AME investe no fator humano e cuidado socioemocional para fortalecer a educação

Coordenadora Executiva da escola participou da transmissão da Expoacre: Foto reprodução

Com mais de três décadas de existência, histórias e entrega ao setor educacional, o Colégio AME (Associação Modelar de Ensino), se destaca pelo compromisso com a aprendizagem e desenvolvimento humano, social e emocional dos estudantes. Mais do que o fornecer educação básica e preparatória para o ensino superior, o AME busca estimular o potencial e particulares de cada aluno e atender crianças, adolescentes e jovens de forma individualizada.

A coordenadora executiva do colégio AME, Elandia Dantas, esteve presente na transmissão ao vivo do Portal Acre da Expoacre 2025 desta quinta-feira, 31, onde falou sobre a instituição e as vivências proporcionadas aos estudantes.

“Eu já tenho mais de 30 anos na instituição e isso prova o valor dela. E a primeira coisa que é destaque no colégio AME é que é um local de acolhimento. Por que os alunos gostam tanto da escola? Porque acolhemos, escutamos e nessa escuta ativa, a gente trabalha atitudes atitudinais, que vão além dos conhecimentos científicos, o que os leva a desenvolver responsabilidade, afetividade, amor ao próximo, valorizar os princípios e compartilhar conhecimento”, disse a coordenadora.

Para Elandia, a filosofia é responsável por inúmeros resultados positivos para a instituição. “Para vocês terem ideia, nós fomos 1° lugar em Medicina em 2025 e não só em primeiro lugar, fomos a nota mais alta do curso no estado do Acre. E isso nos dá orgulho, porque essa aluna sempre estudou conosco, desde o pré até o terceiro ano do ensino médio. Nunca fez cursinho. Também fomos 1° lugar dentro do curso de Sistemas de Informação, que também é um curso concorrido”, destacou as conquistas.

Além disso, há 3 anos, o AME implementou o ensino bilíngue e vem abordando questões tecnológicas, como o pensamento computacional, que visa capacitar os estudantes sobre como a tecnologia pode ser uma ferramenta de apoio e, também, uma forma de prevenir e orientar sobre os perigos do abuso de informação, principalmente, sem supervisão.

“Existe uma proposta para que esse ensino seja obrigatório em 2026, mas nós já nos antecipamos e fizemos a implementação. Tanto que na feira de ciências, fizemos um laboratório e percebemos que as crianças têm apresentado resultados significativos, e a questão da proibição do uso de aparelhos eletrônicos dentro ambiente escolar também ajudou na conscientização. Nossos alunos são muito tranquilos e utilizam somente na eventualidade, na necessidade, e até mesmo orientam outros colegas a não usar. E a gente vê o desenvolvimento junto às tecnologias sendo bem positivo”, complementou.

Um dos destaques do colégio AME é o cuidado com a saúde mental dos estudantes e o estímulo da empatia. “Em 2018, nós fizemos um estudo de caso e percebemos que as crianças não se importavam com a outra. Vimos uma criança chorando no pátio e as outras passavam, sem fazer nada, achando aquilo natural. E isso nos preocupou. Nessa geração, onde a maioria é o único filho, os pais trabalham muito e eles ficam em casa com um babá e com a tecnologia, e acaba que eles não conseguem decifrar sentimentos pelas expressões. Estudamos os programas e conhecemos o Laboratório Inteligência de Vida (LIV), em uma escola do Rio de Janeiro, e percebemos o quanto o LIV retomava a identidade das crianças e aplicamos primeiro na pré escola até o terceiro ano do fundamental e agora existe em todas as séries”.

Conheça o Colégio AME

Pais ou responsáveis que desejam experienciar a rotina escolar do Colégio AME podem agendar uma visita à instituição e dialogar, junto à equipe de pedagogia, a metodologia, programas, benefícios e demais oportunidades ofertadas.

Ligue (68) 3228-3181 ou visite o Colégio AME, que está localizado próximo ao Horto Florestal (Rua Antônio Pinheiro Sobrinho, 501).

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Calixto falando ou dizendo?
2
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
3
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
4
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
5
Como ajudar meu filho a falar? Dicas para estimular a linguagem d...
Contem Vida

» Notícias Relacionadas

sem fronteiras 3