Rio Branco, 29 de agosto de 2025.

Ban_PMRB_SEMSA_12-08-25_1200x250_01

Com quase 32% das instituições de ensino conectadas à internet, Acre é o estado da região Norte que mais avançou na garantia do acesso ao mundo digital

O Acre, dos estados da região Norte, é o que apresentou maior evolução no número de escolas do ensino básico conectadas à internet. Das 1.480 instituições de ensino do estado, 471 delas têm acesso à internet banda larga ou wifi aberto, o que representa quase 32% do total.

Acre é um dos destaques do relatório do programa Escolas Conectadas, do Governo Federal. Foto: Reprodução

A média registrada no Brasil como um todo é de 59,65%. Os dados constam em um relatório referente ao programa Escolas Conectadas do Governo Federal divulgado nesta semana. Segundo o documento, 82,2 mil escolas públicas de ensino básico em todo o país estão conectadas nas cinco regiões do país.

O programa prevê atender todas as 137,8 mil instituições de ensino básico do país com internet de banda larga e wifi aberto na estratégia nacional de conectividade escolar, voltada para garantir acesso de qualidade ao mundo digital a alunos e professores da rede pública. O relatório indica que o Brasil avançou em relação ao observado no fim de 2024, quando tinha 73,1 mil escolas conectadas, ou 53% do total. No Acre, eram 328 escolas conectadas no fim do ano passado (22,16%).

“Conectar uma escola é conectar sonhos, oportunidades e o futuro de milhares de crianças e jovens. Estamos transformando a realidade da educação pública, garantindo que a internet chegue onde antes não estava. Nenhuma escola ficará para trás, essa é a nossa missão até 2026”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Das 27 unidades da Federação, 21 já têm mais da metade das escolas conectadas. Apesar dos avanços, o Acre ainda aparece entre os cinco estados que ainda não atingiram os 50% da conectividade.

Com informações do Governo Federal

Compartilhe em suas redes

Detran-AC