
A apenas 22 quilômetros de Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Acre, está um dos destinos mais encantadores da Amazônia: o Rio Crôa. Com águas escuras, cercado por uma floresta exuberante e lar de uma biodiversidade única, o local é considerado um patrimônio natural do Vale do Juruá e atrai turistas do Brasil e do mundo.
A equipe do Portal Acre esteve no Crôa durante a cobertura do Festival da Farinha, aproveitando a viagem para fazer uma imersão completa na região. A experiência rendeu uma reportagem especial sobre a beleza natural, o potencial turístico, a importância da preservação ambiental e o orgulho do povo que vive às margens do rio.
A experiência começa na travessia
Chegar ao Crôa é uma aventura em si. Para viver a experiência, o visitante percorre 11,5 km pela Estrada Variante e mais 10,5 km pela BR-364, no sentido Cruzeiro do Sul/Rio Branco, até chegar ao porto. A partir dali, é hora de subir na canoa e deslizar sobre as águas tranquilas, embalado pelo canto dos pássaros e pelo som da floresta.

A condução dos barcos é feita pelos moradores locais, que encontraram na atividade uma importante fonte de renda. Um deles é Isaac Rocha, 20 anos, que nasceu e cresceu no Crôa. Ele tem orgulho de dizer que herdou a profissão do pai e que seu “escritório” tem uma das paisagens mais bonitas do mundo.
“Nasci aqui, meu pai é barqueiro também, e isso é uma coisa muito boa. Dá para tirar o sustento da família e viver bem”, conta Isaac, que também destaca o zelo da comunidade com o rio.

“Se um turista jogar um lixo, uma garrafa no rio, ele vai ter problema. Eu vou parar o barco, voltar e fazer ele pegar de volta”, diz de forma muito consciente.
A majestosa Samaúma
Entre tantas atrações naturais do Crôa, a Samaúma centenária é um dos pontos altos do passeio. Gigantesca e imponente, a árvore é reverenciada como símbolo da força e da ancestralidade amazônica.

O guardião dessa área é Pedro Paulo Lima da Costa, o Nunga, que voltou a viver no Crôa há 16 anos, após passar parte da juventude na cidade.
“Aqui a gente tem tudo: água, energia, peixe, galinha caipira e até internet. Viver na natureza é muito gratificante. Até o ar que respiramos aqui é diferente, muito mais puro”, diz ele, com orgulho.

Natureza conectada ao mundo
Graças a uma iniciativa do Governo do Acre, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SEICT), o Crôa possui 12 pontos de internet gratuita, ampliados em 2025. Essa tecnologia garante comunicação para turistas, facilita o trabalho dos empreendedores locais e ajuda a divulgar as belezas do destino.
Sabores que conquistam turistas

A experiência no Crôa também é gastronômica. Com quatro restaurantes à beira do rio, o visitante pode saborear delícias típicas da culinária acreana, como tambaqui assado, banana frita e galinha caipira.
Maria Damiana, proprietária do restaurante Crôa Sabor e Lenha, recebe turistas de diferentes países com carinho e boa comida.
“Há 9 anos recepciono pessoas aqui com pousada e restaurante. É uma satisfação dividir com os visitantes o que temos. Tenho casa na cidade, mas não troco essa vida por nada. Acordar, olhar para esse rio, sentir o ar puro, ouvir o canto dos pássaros… isso é tudo de bom!”, afirma.

Diversão para todas as idades
Além dos passeios de barco, banhos refrescantes e paradas estratégicas para fotos, o Crôa oferece trilhas ecológicas, pousadas aconchegantes e a chance de ver de perto uma fauna rica, que inclui aves exóticas, borboletas e animais silvestres.
Em algumas épocas do ano, o rio ganha uma paisagem ainda mais encantadora: o famoso tapete verde de vegetação flutuante formada pelas vitórias-régias que transforma a região em um verdadeiro cartão-postal amazônico.
Mas, mesmo quando não está “vestido de verde”, o Crôa continua sendo um convite à diversão. Quem confirma é o editor-chefe do Portal Acre, Leônidas Badaró, que não resistiu a um mergulho:
“A água é deliciosa, não é tão gelada. Isso aqui renova a alma!”, brincou, após cair de “facada” no rio.
Um tesouro do Acre para o mundo

Mais do que um ponto turístico, o Crôa é um patrimônio natural, cultural e econômico. É fonte de renda para dezenas de famílias, inspiração para artistas, refúgio para quem busca paz e conexão com a natureza, além de exemplo de preservação ambiental.

Visitar o Crôa é mais do que um passeio: é viver uma experiência única na Amazônia acreana, guiada pelo orgulho de quem cuida desse paraíso com carinho e respeito.