Rio Branco, 31 de agosto de 2025.

Seagro3

Deracre executa obras nos ramais de Capixaba, Brasiléia e Xapuri com emendas da ex-senadora e atual vice-governadora Mailza Assis

O Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), vistoriou nesta semana os serviços em execução nos ramais Limeira, em Capixaba; Polo Recanto do Equador, em Xapuri; e km 59, em Brasileia. Entre os trabalhos realizados estão a substituição de pontes de madeira, execução de drenagem, construção de bueiros e aplicação de pavimentação com Tratamento Superficial Simples.

As obras fazem parte de um investimento de R$ 18,3 milhões, fruto de emenda da ex-senadora e atual vice-governadora Mailza Assis, beneficiando sete municípios acreanos.

Trabalho da Operação Verão 2025 chega aos ramais de Capixaba, Brasileia e Xapuri. Foto: Thauã Conde/Deracre

“Melhorar os ramais é melhorar o dia a dia das pessoas. A Operação Verão 2025 faz diferença porque leva dignidade, garante tráfego contínuo e fortalece o transporte da produção agrícola no Acre”, destacou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.

Em Capixaba, no Ramal Limeira, foram identificados cinco pontos críticos. A ponte de madeira foi substituída, a drenagem concluída e os serviços avançaram para aterro, sub-base, base e pavimentação com Tratamento Superficial Simples (TSS).

“Nós sabemos o quanto cada ponte e cada trecho recuperado muda a vida das famílias que dependem desses ramais. Em Capixaba, o Ramal Limeira é fundamental para escoar a produção e dar acesso às comunidades”, ressaltou Sula.

Em Xapuri, as equipes atuam no Ramal Polo Recanto do Equador. De dez pontos críticos, quatro pontes já foram concluídas. O trabalho segue com aplicação de TSS nos trechos restantes.

“Em Xapuri, essas obras representam mais do que estrada: significam oportunidade para os agricultores, acesso à saúde e à educação. Cada ponte entregue é um passo para aproximar a comunidade da cidade”, afirmou a presidente.

Obras devem melhorar condições de trafegabilidade para os moradores. Foto: Thauã Conde/Deracre

Em Brasiléia, no Ramal do km 59, foram executadas sete linhas de bueiros. O serviço continua com drenagem e melhoramento dos pontos críticos, que receberão pavimentação com Tratamento Superficial Simples (TSS).

“Brasiléia tem uma produção forte e precisa de ramais estruturados. Aqui, cada bueiro colocado evita alagamento, garante trafegabilidade e dá segurança para quem precisa transportar a safra o ano inteiro”, frisou Sula Ximenes.

Com informações da Agência de Notícias do Acre 

Compartilhe em suas redes

23.1 - DIGITAL_MASTER---PMRB_SAÚDE-DA-MULHER