
O seringueiro e ativista ambiental, Raimundo Mendes de Barros, conhecido como Raimundão, expressou emoção e orgulho ao falar sobre a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao estado do Acre. A chegada à sede da Cooperacre, em Rio Branco, nesta sexta-feira, 8, gera expectativa em diversos apoiadores e admiradores.
Raimundão é primo e foi braço direito de Chico Mendes. O ativista é uma das lideranças históricas do movimento extrativista no município de Xapuri, na Reserva Extrativista Chico Mendes. Para ele, a visita do presidente é emocionante.
“Me faltam até palavras pra dizer da emoção que o Raimundão está sentindo. E se o Raimundão está sentindo essa emoção, os da categoria do Raimundão, que é dos extrativistas, com certeza também estão sentindo, com a vinda de um companheiro, eu chamo de companheiro, porque é um companheiro, o nosso presidente Lula”, afirma o ativista.
Além disso, Raimundão também destaca o apoio do presidente para a categoria extrativista.
“Ele é tão companheiro que ele começou a nos visitar no momento mais difícil da nossa vida, que foi quando assassinaram o Wilson em 1980, em Brasileia. Em 1988 quando assassinaram o Chico, em Xapuri. Ele nunca faltou com a presença para ser solidário e apoiar a luta dos extrativistas. Para mim, é um motivo de muito orgulho e de muita satisfação, para mim e para toda a minha categoria”, enfatiza