Rio Branco, 28 de agosto de 2025.

Detran-AC

Em entrevista ao Portal Acre durante o Festival da Farinha, Zequinha Lima fala sobre identidade cultural e incentivo ao turismo e infraestrutura

A oitava edição do Festival da Farinha, uma das festas mais tradicionais de Cruzeiro do Sul, iniciou nesta quarta-feira, 27, e segue até o sábado, 30. O prefeito do município, Zequinha Lima, esteve presente na solenidade de abertura e foi entrevistado pelos jornalistas Leônidas Badaró e Daigleíne Cavalcante, do Portal Acre, durante a transmissão ao vivo do evento, feita pelo YouTube.

O prefeito iniciou sua participação na entrevista dando às boas-vindas ao Portal Acre à terra da farinha e afirmou que estar junto da imprensa no momento de celebração é motivo de muito orgulho e felicidade. “Estamos muitos felizes de ter vocês aqui, levando a imagem de Cruzeiro do Sul para todos. Nós temos um produto muito valioso, ao ponto de conseguirmos fazer um festival para apresentá-lo, e isso já evidencia a importância que a farinha tem”, destacou Lima.

Zequinha Lima destacou a importância da farinha para a economia cruzeirense. Foto: Céfas Queiróz

Ainda segundo Zequinha Lima, a economia cruzeirense é pautada nos produtos derivados da farinha e da mandioca, o que dialoga com a paixão e orgulho que a comunidade tem com o produto. “Quem vem ao nosso festival, vê logo na entrada, a principal vitrine dentro do Complexo Esportivo [local em que acontece o evento], porque é lá que estão os agricultores”, expondo e vendendo o que produzem de melhor. Esse sentimento de orgulho é muito presente, quem é cruzeirense tem orgulho de ser cruzeirense, e nós também temos orgulho de ser receptivos, a gente gosta de receber bem quem chega aqui”, acrescentou.

Para o gestor, além de promover entretenimento e cultura, o Festival da Farinha tem um compromisso com a geração de novas oportunidades que envolvem a produção da farinha e a modernização dos processos em prol do fortalecimento da economia. “Nós temos uma economia pulsante, e quem chega aqui e vê o que nós temos, muitas vezes até se impressiona. Quem não é do Acre e não conhece Cruzeiro do Sul, pode até pensar: ‘É só mais uma cidade isolada da Amazônia’, mas o que temos aqui é desenvolvimento, economia forte e uma cidade desenvolvida que cresce a cada dia”, complementou.

Incentivo ao turismo e valorização da belezas naturais

Durante o bate-papo, o prefeito Zequinha Lima celebrou a entrega de novos quiosques aos comerciantes do Igarapé Preto, realizada na terça-feira, 26, e que busca oferecer melhorias e investir no setor de turismo ao oferecer espaços padronizados, confortáveis e seguros para os visitantes.

“As nossas belezas são inconfundíveis e o que temos aqui, infelizmente, vocês não têm na capital, então é um diferencial e uma boa oportunidade, e a gente procura valorizar e dar vida para essa área, mostra para a população esse potencial e investir nessa parte visual, que foi esse trabalho que fizemos com os quiosques do Igarapé Preto”, pontuou.

Serviços essenciais em dia

Zequinha Lima falou, com orgulho, sobre a manutenção dos serviços essenciais, como limpeza, sinalização e trafegabilidade. “A gente tem procurado manter os serviços essenciais sempre em dia. Uma cidade precisa estar sem buracos, ser iluminada e estar limpa. São três tipos de serviço que um prefeito não pode, de maneira alguma, deixar de fazer e relaxar. A nossa cidade tem uma dificuldade, que ela possui muitas ladeiras. E isso faz com que, quando tem as chuvas, começam a aparecer buracos de tudo que é jeito, porque a água vai fazendo esse estrago. Só nos primeiros quatro anos de mandato, nós gastamos apenas com tapa-buraco o equivalente à construção de 10km de rua. Só em 2025, mais de R$2 milhões. Mas eu não me arrependo disso”.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Calixto falando ou dizendo?
2
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
3
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
4
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
5
Como ajudar meu filho a falar? Dicas para estimular a linguagem d...
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

Ban_PMRB_SEMSA_12-08-25_1200x250_01