O governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e a Associação de Exportadores do Peru (Adex) realizaram nesta sexta-feira, 29, um encontro para alinhar a participação do Acre na Expoalimentaria 2025. A reunião, realizada na sede da instituição organizadora do evento em Lima, debateu os detalhes da presença dos produtos e empresas acreanas na maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, que será realizada em setembro.
Esta iniciativa contará também com a participação da Agência de Negócios do Acre, a ANAC, e apoio do Sebrae e das federações empresariais, a ACISA e o Fórum Empresarial de inovação e Desenvolvimento do Acre.

O encontro integra as atividades da agenda de promoção de negócios do setor produtivo acreano, que este ano terá forte atuação em expofeiras na Bolívia e no Peru, que já resultou na concretização de vários negócios entre empresas acreanas.
De acordo com Assurbanípal Mesquita, titular da Seict, pelo menos 56 empresas acreanas estarão expondo seus produtos, por meio da implementação de estandes de promoção de negócios nestas expofeiras. Com a parceria com o Sebrae, 40 empresários acreanos estarão sendo apoiados para integrar uma comitiva acreana para as feiras Expoalimentaria, que acontece em Lima e na Feira Expocruz, que acontecerá em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
“Esta estratégia de promoção de negócios tem sido uma orientação do Governaror Gladson Cameli e a cada edição temos observado mais empresa forma do negócios internacionais, demonstrando que a busca por novos mercados e um caminho para o desenvolvimento econômico de nossos estado.”
A Expoalimentaria recebe em toda edição mais de 100 países com empresários dos Estados Unidos, China, Equador, Indonésia, México, Argentina e diversos outros. É uma vitrine grandiosa”, enfatizou Mesquita.
Estado e Adex também alinharam sobre a realização de um encontro para promover rodas de negócios e a promoção da Rota Quadrantes Rondon, durante o evento em.Lima.
“A conexão do Acre com o Porto de Chancay, através da Carteira Sur e a proposta por Ucayali, com o trajeto Cruzeiro do Sul-Pucallpa, também será o tema dessa reunião, afirmou o Secretário Assurbanipal Mesquita.
O diretor da associação peruana, Edgar Vásquez ressaltou que a presença do Acre na Expoalimentaria engradece o evento e demonstra que a integração entre os dois países já é uma realidade que precisa ser ampliada cada vez mais. “A participação confirma o potencial do estado em se posicionar como um elo estratégico entre o Brasil e o Peru. Essa aproximação é essencial para fortalecer o comércio bilateral e dar visibilidade internacional à produção acreana”, disse ele.
Além do Governo do Estado do Acre, representado pela pela Seict e Agência de Negócios do Acre (Anac), a missão empresarial também contará com a participação do Sebrae, as federações das Indústrias (Fieac), do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-AC), das Associações Comerciais e Empresariais (Federacre) e da Agricultura e Pecuária (Faeac). As empresas locais que receberão apoio do Estado serão selecionadas a partir de um edital de chamamento público que será divulgado em breve.
Sobre a Adex
Fundada em 1973, a Adex é um dos principais organismos empresariais do país vizinho. A entidade representa exportadores, importadores e prestadores de serviços com suporte estratégico em gestão internacional. Também atua em colaboração com o Estado peruano para fortalecer políticas públicas. Consolidada como referência em negócios internacionais, ela conta com 23 comitês setoriais e o Centro de Pesquisa em Economia e Negócios Globais (CIEN). Sua atuação contribui para a geração de empregos, desenvolvimento e a projeção do Peru no cenário mundial.