Rio Branco, 26 de agosto de 2025.

Banner_Sebrae_Acredita_estatico_1200x250_15-08-25

Fiscalização do TCE flagra pacientes acomodados no chão e falta de profissionais e medicamentos no Pronto-Socorro de Rio Branco

Falhas graves na estrutura foram flagradas durante a fiscalização: Foto cedida

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) divulgou uma ação de fiscalização no Pronto-Socorro de Rio Branco. A operação, realizada na semana passada, foi coordenada pela Secretaria de Controle Externo (Secex), mobilizou 18 auditores das 1ª, 2ª e 3ª Coordenadorias Especializadas.

A iniciativa teve como finalidade avaliar a estrutura física da unidade, o funcionamento dos serviços e a qualidade do atendimento oferecido aos cidadãos. Com essa atuação, o TCE-AC reafirma seu papel constitucional de zelar pela correta aplicação dos recursos públicos e de garantir que a população tenha acesso a serviços de saúde em condições adequadas e seguras.

Situações identificadas

No decorrer da inspeção, foram verificadas falhas graves, como superlotação, pacientes acomodados em corredores, macas e até no chão, ausência de escalas de plantão, insuficiência de profissionais e medicamentos, além de deficiências na estrutura física do prédio.

A equipe técnica também inspecionou setores estratégicos, incluindo traumatologia, ortopedia, cardiologia, enfermarias clínicas, recepção e atendimento, além das salas de exames de eletrocardiograma, raio-X e tomografia.

A superlotação faz que pacientes fiquem no chão do PS: Foto cedida

Papel fiscalizador e participação social

A operação integra o conjunto de ações permanentes de controle externo, voltadas não apenas à identificação de problemas, mas também à proposição de soluções que contribuam para a melhoria da gestão pública.

A secretária da Secex, Fernanda Leite Santana, destacou que a escolha da saúde como prioridade fiscalizatória é resultado direto da escuta social promovida pelo Tribunal.

“No início do ano realizamos uma consulta pública para a elaboração do Plano Anual de Controle Externo (PACE). A população apontou como áreas prioritárias a educação e, principalmente, a saúde, que obteve maior pontuação. Essa fiscalização no Pronto-Socorro é uma resposta concreta a essa demanda da sociedade e demonstra o compromisso do TCE em ouvir e atender às expectativas da população”, afirmou.

Ao fiscalizar a rede de saúde, o TCE-AC cumpre sua missão de promover a eficiência dos serviços, valorizar o trabalho dos profissionais e assegurar um atendimento digno e de qualidade à sociedade acreana.

Outro problema é a falta de profissionais e insumos insuficientes: Foto cedida

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
2
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
3
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
4
Como ajudar meu filho a falar? Dicas para estimular a linguagem d...
5
Empreendedores podem participar de feiras em Rio Branco; Saiba co...
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

sem fronteiras1