
As recentes declarações de apoio de Gladson à candidatura de Mailza representam mais do que aparentam. Quem conhece o governador sabe que, nas entrelinhas, não quer dizer que Gladson já tenha decidido de verdade pelo nome de sua vice nas eleições do ano que vem. O recado é: “Estou fazendo a minha parte, se você não conseguir viabilizar seu nome, a culpa não é minha”.
Camelí vai decidir pelo candidato melhor posicionado
A verdade é só uma. Gladson só vai decidir ano que vem e seu apoio levará em conta quem tiver mais condições de ganhar. O pêndulo da escolha será o nome mais forte e com mais chances de ser o novo governador ou governadora.
Falando em chances…
A pesquisa divulgada pela TV Gazeta não trouxe nenhuma novidade, mas reitera o que, com toda humildade, este colunista vem falando ao longo dos últimos meses. Alan Rick, com 35%, precisa escolher e logo seu partido, sob o risco de não ter fôlego na campanha do ano que vem. Para quem está com a “campanha na rua” há tanto tempo, é pouco.
Bocalom é candidato
Não tenha dúvidas de que o prefeito de Rio Branco não dormiu de felicidade com os números. Claro que há muito para acontecer ainda, mas alcançar 23% dizendo, mesmo que não seja verdade, de que não é candidato é um percentual muito considerável e positivo.
Números que preocupam Bittar
Ele vai negar, lógico, mas impossível Márcio Bittar não ter analisado com preocupação os números da pesquisa. Ora bolas, o cabra é Senador, não faz outra coisa a não ser política, e está tecnicamente empatado com o Jorge Viana, que “vive pelo mundo” trabalhando na APEX, que tem um partido “acabado” no Acre e com um presidente da República com uma rejeição enorme, um percentual de 17% não é um bom número nem aqui, nem na China, como dizem os mais antigos.
Ainda tem Mara Rocha
A “memória eleitoral” de Mara Rocha é mais um complicador para a vida de Márcio Bittar. A ex-deputada federal está fora dos holofotes políticos faz tempo e mesmo assim, tem apenas 3% de diferença de Bittar, conforme a pesquisa. Como já foi dito por aqui, é farinha do mesmo prato político que os dois dividem.
O trunfo de Bittar
O trunfo de Bittar está nele mesmo. Ninguém, hoje, no Acre, é tão habilidoso politicamente. De longe, é o melhor estrategista da política local. Sabe dos atalhos como poucos. Vale lembrar da “engenharia” que construiu para a reeleição de Bocalom em Rio Branco.
Vai um Hinode, aí?
Um dos meus leitores mais ferinos manda o seguinte veneno: “Badaró, será que na reunião com os vereadores, o Clendes Vilas Boas, além de chorar e pedir perdão, ofereceu um Hinode em promoção aos parlamentares?” hehehehehe Sei não, mas vou procurar saber. Deus me guarde da língua dessas criaturas.
Rennan Biths paz e amor
Vou repetir o que já disse e posso queimar a língua, mas acho difícil Bocalom “largar mão” do Rennan Biths na articulação política. Ele conseguiu arrumar a bagunçada “pinguela”, já que nem ponte pode ser chamada, a relação com a Câmara de Vereadores em um momento pra lá de conturbado. Não que a situação esteja confortável, mas estaria muito pior sem sua articulação. A não instalação de uma CPI é a prova disso. Inclusive, Biths conversou com alguns vereadores que já teve “entrevero” para construir um novo alinhamento.
Elzinha na Aleac?
A vereadora Elzinha Mendonça chora um olho e remela o outro pensando em uma candidatura à Assembleia Legislativa no ano que vem. Não é difícil acontecer. É um nome forte, tem potencial eleitoral e existe um “espaço” de nomes de peso de mulheres. Tirando as que já estão com mandato, não há mulheres “novas” para a disputa. O desafio de Elzinha é ser mais conhecida fora de Rio Branco, o que é necessário para uma eleição estadual.

A vida é engraçada
Elzinha Mendonça começou a sua vida política à “sombra” do ex-marido, o então deputado Heitor Júnior. Depois da separação conturbada, com direito a acusação de abuso psicológico, a hoje vereadora, criou asas, construiu sua própria identidade e é uma das mais expressivas mulheres na política acreana. Enquanto isso, Heitor Júnior, nunca mais conseguiu um mandato. Nas últimas eleições, como candidato a vereador em Rio Branco, teve pouco mais de mil votos. Elzinha foi a 5ª mais votada com mais de 4,7 mil votos.
Bocalom no primeiro “Um Dedin de Prosa”
O prefeito Tião Bocalom é o primeiro entrevistado da estreia do podcast do Portal Acre. Será um bate papo leve, mas prometendo falar dos assuntos que a população quer saber. Vamos conversar sobre gestão, os últimos acontecimentos que envolvem gestores da prefeitura e, é claro, sobre eleições do ano que vem.