Rio Branco, 29 de agosto de 2025.

Seagro3

Leônidas Badaró participa do programa “Café com Alexandre Gomes” e fala sobre BR-364, Festival da Farinha, turismo e cenário político no Acre

Mileny Andrade (estagiária), sob supervisão de Leônidas Badaró

O jornalista e editor-chefe do Portal Acre, Leônidas Badaró, foi o convidado especial do programa “Café com Alexandre Gomes”, transmitido nesta sexta-feira, 29, pela Rádio Cidade 106,7 FM e pelas redes sociais da Juruá Comunicação.

Durante a entrevista, conduzida pelo apresentador Alexandre Gomes, Badaró falou sobre diferentes temas de interesse da população acreana, como a situação da BR-364, o potencial econômico e cultural do Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul, o turismo no Juruá, além de fazer uma análise sobre o atual cenário político do estado.

Leônidas Badaró compartilhou panorama de temas de alta relevância para a comunidade acreana. Foto: Daigleíne Cavalcante/Portal Acre

Críticas à situação da BR-364

Badaró relatou sua viagem de ônibus até Cruzeiro do Sul e lamentou a falta de obras na rodovia. “Não vi uma máquina trabalhando. O Acre depende do verão para recuperar a estrada, e já estamos perto do período de chuvas. O que vai acontecer é apenas um trabalho paliativo para segurar até o próximo ano”, destacou.

Festival da Farinha e o valor econômico do produto

Sobre o Festival da Farinha, que movimenta a região, o jornalista elogiou a organização e ressaltou a importância do evento para além do entretenimento. “Aqui é diferente, porque a farinha é de fato um produto forte, carro-chefe da economia do Juruá. O festival não só celebra a cultura, mas também ajuda a potencializar a economia local e valorizar o trabalho dos produtores”.

Turismo e belezas naturais

O comunicador aproveitou para enaltecer o turismo do Vale do Juruá. Para ele, locais como o Rio Croa e a Serra do Divisor têm potencial para transformar Cruzeiro do Sul em um grande destino turístico, desde que a infraestrutura da estrada seja resolvida.

“Com essa estrada pavimentada, não tenho dúvidas que muita gente deixaria de ir para Rondônia ou Porto Velho para vir para cá. O Juruá é diferenciado, tem belezas naturais únicas”, afirmou.

Trajetória no jornalismo e criação do Portal Acre

Natural de Xapuri, Leônidas Badaró contou um pouco de sua trajetória profissional, que começou na Rádio Educadora, passando por diversos veículos importantes, até a criação do Portal Acre, lançado em maio deste ano.

“Tenho me dedicado integralmente ao portal. A gente chega cedo, produz conteúdo com qualidade e já participamos de grandes eventos, como a ExpoAcre e agora o Festival da Farinha. Graças a Deus o retorno tem sido muito positivo nesses quatro meses de trabalho”, disse.

Análise do cenário político para 2026

Badaró também fez uma análise do quadro político estadual, apontando nomes que devem disputar cargos em 2026. Segundo ele, o governador Gladson Cameli é um “fenômeno político” e teria grandes chances em uma disputa pelo Senado.

Ele também comentou sobre o papel de figuras como Jorge Viana, Márcio Bittar, Mara Rocha, Alan Rick, Nicolau Júnior e até a possibilidade de candidatura de Tião Bocalom à sucessão estadual.

“O que a gente vê é um cenário em movimento, com candidaturas fortes, mas também com muitas indefinições que só serão resolvidas mais perto das eleições”, avaliou.

O bate-papo descontraído ainda rendeu boas histórias de bastidores do jornalismo, reflexões sobre comunicação no Acre e até elogios à gastronomia local, que segundo Badaró, é “abençoada”.

Compartilhe em suas redes

Banner_Sebrae_Acredita_estatico_1200x250_15-08-25