Rio Branco, 5 de agosto de 2025.

Lula no Acre e a BR-364

A vinda do presidente Lula ao Acre precisa dar uma resposta concreta em relação a BR-364. A morosidade na manutenção da rodovia e nos processos de licitação para recuperação da vital estrada federal no Acre já passaram do ponto. Vale lembrar que o verão logo termina.

Não vão poder criticar o Bittar

Se nada for feito, não vão mais poder criticar o senador Márcio Bittar que, vergonhosamente, quando foi relator do orçamento no Senado Federal, não destinou um mísero real para a BR-364. Ter o recurso, mas ele não se efetivar em melhoria da BR-364, é a mesma coisa.

O sopro de esperança de Viana

Quem viu Jorge Viana durante os dias de Expoacre percebeu o ex-governador animado como há muito tempo não se via. O contato com as pessoas comprova que, Viana, mesmo com todo o desgaste do PT no Acre, ainda é uma figura muito querida pela população que o tem na conta de um dos melhores gestores da história do estado.

Mara Rocha versus Bittar anima ainda mais

Um outro motivo que faz com que Jorge Viana sorria mais que o normal é a quase certa candidatura de Mara Rocha ao Senado. A ex-deputada federal atrapalha muito mais Márcio Bittar do que Viana na disputa. São os votos da direita extremista, que tem representatividade no Acre.

Abraços e fotos não elegem ninguém

Óbvio que ser convidado para tirar fotos, ser reconhecido pelas pessoas é um indício de popularidade. Mas, isso, por si só, não pode ser um “termômetro” para uma candidatura. Chega a soar ridícula, a defesa de uma candidatura ao governo pelos pedidos de fotos durante a Expoacre. Se isso for o parâmetro, vamos lançar o Palhaço Peteleco, repórter do Portal Acre, e os robôs da Sem Fronteiras.

Felipe Tchê é uma grata surpresa

Durante a Expoacre, este colunista entrevistou o vereador Felipe Tchê durante a transmissão do Portal  Acre. Verdade precisa ser dita, Felipe deve sua eleição ao pai, o deputado licenciado e atual secretário de Agricultura, Tchê, que é considerado um mestre na arte da política, mas o jovem parlamentar tem mostrado que é capaz de ter “luz própria” e caminhar com as próprias pernas. Uma boa surpresa.

Causa animal

Outra pauta interessante neste primeiro semestre na Câmara de Rio Branco que, espera-se, que deem continuidade após o recesso, é a causa animal, puxada pelo vereador João Paulo. É algo extremamente necessário na capital acreana. O Departamento de Controle de Zoonoses, por exemplo, não tem estrutura, nem pessoal suficiente.

Rennan se sente seguro

Nós últimos dias, tem ficado claro de que Rennan Biths está seguro de que permanece no cargo de secretário de Saúde de Rio Branco, mesmo com as investidas de Fábio Rueda e o União Brasil. O gestor acredita que o bom trabalho que faz, junto com o fato de ter pacificado, nem seja momentânea, a relação entre Câmara e Prefeitura, e fato de que “entrega” politicamente o que foi acordado Bocalom, não vão fazer o prefeito ceder a pressão.

Tiro pela culatra?

Se a prisão domiciliar de Bolsonaro é uma tentativa do ex-presidente em se vitimizar e esticar a corda por uma anistia, o tiro pode sair pela culatra. Pesquisas de opinião têm mostrado que a maioria da população não apoia o reiterado desafio à justiça.

Após descumprir medidas com uso de tornozeleira eletrônica, Bolsonaro tem prisão domiciliar decretada

“Prefiro o violão do que a arma”

Frase foi proferida pelo Coronel Albuquerque, comandante da Polícia Militar do Acre, durante entrevista durante a Expoacre. Não é uma frase qualquer vinda de quem comanda a PM. Carrega uma simbologia importante. Vale lembrar que algum tempo atrás, a Polícia do Acre contava com integrantes de conhecidos grupos de extermínio.

Decisão de Gladson

Bobagem achar que o governador vai tomar uma decisão antes do tempo sobre quem vai apoiar nas eleições do ano que vem ao Palácio Rio Branco. Camelí não tem pressa, tem uma eleição garantida para o Senado Federal e vai decidir por quem tiver melhor nas pesquisas. Mais do que ninguém, Gladson sabe da importância de colocar alguém de sua confiança sentado na cadeira de governador a partir de janeiro de 2026.

Compartilhe em suas redes

Leônidas Badaró

É natural de Xapuri, onde começou na comunicação há 25 anos. De lá pra cá atuou como repórter e apresentador em Rádio, TV e Online. Apaixonado por esportes, também é narrador de futebol.

» Blogs e Colunas

Por Leônidas Badaró

Por Daigleíne Cavalcante

Por Fredson Camargo

Por Nelize Fernandes

Por Robison Luiz Fernandes

Por Mariana Carvalho

Portal Acre