Ao longo das nove noites de Expoacre 2025, mais de 100 pessoas foram detidas por dirigirem sob efeito de álcool. As ações de segurança foram coordenadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/AC), que reforçaram a fiscalização em busca de garantir a segurança de motoristas e pedestres.

O Portal Acre recebeu neste domingo, 3, durante a transmissão de encerramento da Expoacre 2025, a presidente do Detran, Taynara Martins e o diretor administrativo, Anderson Castro, que apresentaram um panorama da atuação da instituição durante o evento.
Segundo informações repassadas pelo diretor de Administração do Detran, Anderson Castro, as operações foram intensificadas no período de retorno às residências.

“O que nós temos reforçado é que o importante é chegar na feira com segurança e retornar para casa também. Nós intensificamos a operação Lei Seca já no final da feira, no momento de retorno às casas, para punir quem não atendeu às mensagens educativas. E punir também é uma forma de educar. Trabalhamos para garantir que a pessoa irresponsável, que bebe e dirige, seja punida”, explicou Castro.
O reforço na segurança garantiu um saldo positivo em relação à acidentes graves durante a feira agropecuária.“Não foram registrados acidentes graves durante a Expoacre 2025 e a gente espera que continue assim. A gente reconhece que hoje é um dia de fluxo intenso, com o show de Jorge & Mateus, então o cuidado está redobrado e direcionamos unidades para estar atento aos pedestres, que é uma das nossas maiores preocupações, porque são os mais vulneráveis”, disse a presidente do Detran, Taynara Martins.

As ações educativas são o carro-chefe do Detran, que busca dialogar não só com o público responsável pela condução, mas também com as crianças. O estande do Departamento é um dos mais visitados e conta com uma programação extensa e interativa voltada aos frequentadores mirins. “O estande do Detran é bastante interativo e todos os anos a gente tenta trazer uma novidade. Temos bastante atividades para as crianças, como o teatro, jogos interativos. […] O trabalho que é efeito aqui na Expoacre é feito o ano todo, nas escolas, nas comunidades, mas é intensificado em eventos de grande porte por conta do número de público”, reforçaram os representantes.