O Mês do Patrimônio Cultural: Participação Social Territórios e Sustentabilidade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), está com uma programação diversificada com rodas de conversa, visitas guiadas e muito mais nas cidades de Rio Branco, Xapuri e Cruzeiro do Sul.
As atividades acontecem entre os dias 8 e 30 de agosto. As inscrições para participar do evento podem ser feitas pelo link https://forms.gle/gBVSzjzsxCXgSFWVA e mais informações podem ser obtidas pelo número 99210-2182.
Marcando o início da programação, a aula de Arqueologia Acreana, para alunos do curso técnico em Guia de Turismo, será realizada nesta sexta-feira, 8, em Rio Branco.
Já entre os dias 9 e 15 de agosto, os participantes acompanharão a Romaria Santa Raimunda. Além disso, também haverá a Festa dos Pais e a continuação da Oficina da Casa Tradicional do Seringueiro na Reserva Extrativista Chico Mendes pelo Projeto Esperançar.
No dia 14 de agosto será realizada solenidade e atividades culturais em Xapuri, com transporte gratuito, na CooperXapuri. No dia 15, no Museu dos Povos Acreanos, também será realizada solenidade e atividades culturais. Já no dia 16 de agosto, a programação conta com uma visita guiada ao Centro Histórico de Rio Branco.
A partir do dia 26 de agosto, será realizada solenidade e atividades culturais em Cruzeiro do Sul. No dia 27, a visita guiada será ao Centro Histórico da maior cidade do Juruá.
Voltando para a capital acreana, a programação do dia 29 de agosto envolve o IV Seminário sobre Patrimônio Cultural e Licenciamento Ambiental. Para finalizar as atividades do Mês do Patrimônio, no dia 30 de agosto, acontecerá a visita técnica aos sítios arqueológicos Baixa Verde, Severino Calazans e Jacó Sá, todos em Rio Branco.


