Mileny Andrade (estagiária), sob a supervisão de Leônidas Badaró
Nesta quinta-feira. 14, às 20h, as proximidades da Prosegur, na Rua Argentina, bairro Cadeia Velha, em Rio Branco, serão palco de um exercício simulado de enfrentamento a uma grande crise na área de segurança pública.
A ação marca o encerramento do curso sobre planejamento em situações de crise, promovido ao longo da semana no CIEPS (Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança e Justiça) e oferecido pela Sejusp ( Secretaria de Justiça e Segurança Pública) em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Segundo o tenente-coronel Russo, o treinamento envolve todos os operadores da segurança pública, incluindo policiais militares, civis e outros agentes que atuam de forma integrada. O objetivo é preparar as equipes para agir de maneira coordenada em ocorrências de grande impacto.
O simulado contará com um grande aparato policial e diversas viaturas, mas a população não precisa se assustar. “Alertamos que é apenas um exercício. Pedimos também que policiais militares ou civis de folga, CAC e qualquer pessoa armada não intervenham durante a simulação”, reforçou o oficial.
O treinamento de hoje encerra uma semana de atividades voltadas à excelência no atendimento a crises, fortalecendo a capacidade de resposta das forças de segurança do Acre.