
Cerca de 34 bairros riobranquenses serão atendidos pelo novo Centro de Referência de Assistência Social Cras) São Francisco. O espaço revitalizado foi entregue à comunidade nesta terça-feira, 19, em solenidade que contou com a presença de lideranças municipais e de moradores. A obra atende às demandas por acessibilidade feita pelas famílias atendidas, já que a falta de um espaço dentro da comunidade exigia o deslocamento para outros bairros.
Além do centro reformado e equipado, os servidores do Cras São Francisco receberam 12 tablets para auxiliar no serviço feito porta a porta para o cadastramento das famílias, dispensando o uso de papéis e facilitando o acesso às informações das famílias assistidas.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve presente na solenidade e afirmou que o espaço é um presente para a comunidade. “Essa obra é um presente para a comunidade do São Francisco, e eu estou muito feliz que isso esteja acontecendo, porque mostra que o nosso governo é um governo humanitário e que está aqui”, disse Bocalom.
Para o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, o novo centro reforça o compromisso de levar atendimento à população. “Nós assumimos uma responsabilidade e estamos com uma dinâmica diferente, que é ir atrás das pessoas. Uma coisa é ficar esperando o cidadão buscar a unidade, outra coisa é ir até eles. Essa mudança para cá, já que antes o espaço atuava no Bosque, é para que a gente possa estar mais próximo. Quem mais sofria aqui era a população do Panorama, que precisava se deslocar muito, e agora nós resolvemos este problema e estamos aqui com essa estrutura pronta”, compartilhou.
Segundo o coordenador do Cras São Francisco, David Freitas, se emocionou ao se referir ao espaço como uma conquista. “É uma honra estar aqui com vocês e poder ofertar um espaço com mais dignidade. Quero expressar a minha gratidão a todos que fizerem que a gente chegasse até aqui e quero deixar uma mensagem para todos os coordenadores, que também tem o desejo de possuir o seu próprio espaço, de que graças a gestão do prefeito Tião Bocalom, esse momento também vai chegar para vocês”, afirmou.

A moradora Nawashahu, do bairro São Francisco, destacou que o espaço é essencial para as famílias que enfrentam dificuldades por condições econômicas e sociais. “Foi muito bom ter vindo para cá, porque aí a gente não precisa ficar indo para o centro. Para quem ganha e vive do Bolsa Família, é muito difícil, porque quem tem dinheiro pega um Uber, um transporte, mas quem não tem, vai e volta de pé, enfrenta sol, chuva, lama, e dependendo de onde mora, o Cras fica ainda mais longe. Somos um bairro periférico e o Cras aqui ajuda muito”, finalizou.