Por Mileny Andrade, estagiária sob supervisão de Daigleíne Cavalcante
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda oficial no Acre nesta sexta-feira, 8, e deve debater temas essenciais para o setor da educacional do estado. O assessor especial do Ministério da Educação, Léo de Brito, compartilhou que um dos investimentos a serem anunciados é a ampliação da atuação dos institutos federais no Acre.

Entre as ações previstas, está a implantação de um novo campus em Feijó, o que integra o plano de expansão que cria cerca de 102 novos institutos federais em todo o país. “É uma vitória para o município de Feijó e mais uma expansão para o Acre. Estamos muito felizes com esse investimento”, destacou Brito.
Os anúncios também incluem os recursos para o PAC Seleções, modalidade do novo Programa de Aceleração de Crescimento, onde estados e municípios podem apresentar projetos para receber recursos e viabilizar obras e serviços em áreas como saúde, educação, qualidade de vida e outros. No Acre, é esperado os recursos para a construção de três creches, uma delas em Rio Branco, além da entrega de 15 ônibus escolares.
O governo também deve reforçar a retomada de 57 obras na área da educação e ampliar o alcance do programa Pé-de-Meia, que beneficia cerca de 27 mil estudantes do ensino médio no Acre com bolsas de incentivo.
Segundo Léo de Brito, ao longo dos quatro anos de governo Lula, a previsão é de que o Acre receba mais de R$7 bilhões em investimentos na educação, com o apoio do Ministro da Educação, Camilo Santana.
A programação oficial do presidente Lula no Estado ainda inclui a participação em eventos voltados a infraestrutura e educação, onde os anúncios devem ser formalizados.