
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio do Projeto Cidadão, realiza neste sado, 2, na Arena de Shows do Parque de Exposições, o Casamento Coletivo de 500 casais. A cerimônia está marcada para as 17h30. O evento, que já se tornou tradição dentro da feira, é considerado um dos momentos mais emocionantes da programação da Expoacre 2025.
No início deste mês, o Casamento Coletivo já havia sido realizado com grande sucesso na Expoacre Juruá, em Cruzeiro do Sul, para 405 casais. A cerimônia foi marcada por muita emoção reunindo familiares, amigos e autoridades locais.
O coordenador do Projeto Cidadão, desembargador Samoel Evangelista explica que a ação faz parte do Projeto Cidadão e que o casamento não é apenas um contrato civil, mas um pacto de confiança, de companheirismo e de construção conjunta.
“O casamento coletivo é mais do que uma formalização legal, é a realização de um sonho para muitos casais, especialmente aqueles que não têm condições de arcar com os custos de uma cerimônia individual. É um momento de união, celebração e cidadania”, disse.
A cerimônia contará com a presença de um padre e de um pastor, que juntos farão a bênção ecumênica aos casais, será conduzida pela juíza de Direito titular da Vara de Registros Públicos, Órfãos e Sucessões e de Cartas Precatórias Cíveis da Comarca de Rio Branco, Luana Campos, e contará com interprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), para garantir a acessibilidade.
A organização orienta que os noivos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência e esclarece que os casais podem optar por trajes típicos de casamento – vestidos brancos, ternos, buquês – ou simplesmente comparecer da maneira que se sentirem mais à vontade.
Com informações do TJAC.