
O Espaço Indústria da Expoacre 2025, coordenado pela Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), se consolidou como um dos principais mecanismos de fortalecimento da economia e das indústrias acreanas. Dados preliminares apontam que o espaço movimentou cerca de R$ 92 milhões.
A expectativa é que o valor seja superado no balanço oficial. De acordo com o secretário da Seict, Assurbanipal Mesquita, os números destacam o investimento e compromisso do estado com os mais variados setores do mercado.
“Um dos mecanismos criados para potencializar a geração de negócios foi a Sala de Negócios e Integração dentro do Espaço Indústria. Dentro da sala, os expositores e compradores conseguiram articular essas parcerias”, disse Mesquita.
Ao longo da feira agropecuária, a Sala de Integração sediou rodadas de negócios e diversas atividades empresariais. “Ao longo da semana, nós tivemos todas as atividades, com os empresários, com o setor supermercadista, com as indústrias, e essa dinâmica de induzir a negociação e firmar compromissos já levantou, preliminarmente, cerca de R$ 92 milhões. Quando somar tudo [das ações do Espaço Indústria], a expectativa é que passe de R$ 100 milhões, e isso será um marco e consolida o nosso espaço na Expoacre”, pontuou.
Assurbanipal Mesquita destacou que a movimentação de negócios não engloba, somente, a compra e a venda de produtos dentro do espaço, mas principalmente as negociações e a prospecção de novos clientes. “Claro que nós também tivemos registros de negócios fechados aqui. Por exemplo, uma empresa de energia solar que fechou R$ 10 milhões em negócios; tivemos a valorização da indústria moveleira, com um investimento de R$ 2,4 milhões e R$ 29 milhões de negociação dos Supermercados Araújo com a indústria acreana, então negociamos com diversidade e caminhando para um crescimento”.
Tecnologia & Expo Go
A Seict investiu em tecnologia para celebrar os 50 anos da Expoacre e contou com a participação inédita das startups, empresas instaladas no ramo de tecnologia e que desenvolvem soluções inovadoras e de alto impacto em diversas áreas. Além disso, o Espaço Indústria contou com a cultura nerd, por meio dos jogos digitais, para fortalecer os negócios com base tecnológica.
“Nós tivemos um saldo bastante positivo com o empreendedorismo criativo. O espaço de inovação estava lotado todos os dias, o público teve acesso às startups, a economia criativa e os seus produtos inovadores, o setor de jogos. Nós também tivemos oficinas e dinâmicas e o trabalho da equipe de início foi um sucesso. E um dos termômetros desse sucesso é o Expo Go”, explicou.
Inspirado no jogo Pokemon Go, o Expo Go buscou promover a interatividade por meio de uma caçada on-line. Os participantes eram incentivados a conhecer espaços e negócios para terem acesso aos QR Codes. Os pontos arrecadados com a coleta eram transformados em brindes exclusivos.
“Realizamos o encerramento da campanha agora a pouco, onde fizemos o sorteio dos brindes e do Iphone. Cerca de 5 mil pessoas participaram da campanha e tivemos cerca de 31 mil interações nos estandes, contabilizadas por meio de cada QR code manipulado, e foi uma campanha muito interessante, que mostra que as pessoas aderiram e interagiram, de fato”, concluiu.