
Mileny Andrade (estagiária), sob supervisão de Leônidas Badaró
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Rio Branco trabalha com a possibilidade real de que o Rio Acre atinja, ainda neste mês de agosto, o menor nível já registrado. A informação foi confirmada pelo coordenador do órgão, coronel Cláudio Falcão.
“Sim, trabalhamos com essa possibilidade, que é uma possibilidade real. Possivelmente, teremos um nível menor do que o ano passado”, afirmou o coronel Falcão em contato com o Portal Acre.
A medição mais recente, nesta segunda-feira, 11, mostra que o rio está apenas 8 centímetros acima do recorde negativo do ano passado. Nesta segunda-feira, 11, a régua do Rio Acre marcou 1,31 metros, enquanto o menor nível da história registrado no ano passado foi 1,23 metros.
O alerta ocorre em meio à grave crise hídrica que levou a prefeitura de Rio Branco a decretar, na semana passada, situação de emergência por seca extrema.
É a primeira vez na história que o município assina um decreto voltado especificamente para a seca, em anos anteriores, as medidas haviam sido tomadas apenas para situações de cheia ou estiagem.