
O Espaço Indústria da Expoacre 2025, que investiu na participação de empresários bolivianos e peruanos, fortaleceu uma pauta antiga: a importância da conexão do Acre com o Peru por meio de Cruzeiro do Sul, cidade fronteiriça. Um dos entusiastas da integração que fortalece o setor econômico acreano é o deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB). Em entrevista ao Portal Acre, o parlamentar destacou que o avanço nas tratativas para a consolidação da parceria comercial tem sido positivo.
“Primeiro que nós temos um sentimento de muita alegria por ver o reconhecimento do trabalho que temos feito em relação a essa integração. E ela não tem acontecido só a nível do Acre, o Peru também está muito interessado. Inclusive, fui convidado para uma solenidade em Lima, porque serei homenageado no dia 21, junto de outras autoridades brasileiras e peruanas, para serem celebradas por esse trabalho. Isso é muito gratificante, porque mostra que as coisas estão acontecendo, estão avançando”, disse Gonzaga.
Além disso, o político intitulou a integração como o ‘futuro do Acre’ e apontou outros interesses internacionais, como a China. “O futuro do Acre é essa integração e é também o caminho pelo Pacífico, porque do outro lado nós temos a Ásia, onde quase metade da população mundial é composta por indianos e chineses, quase 3 bilhões de habitantes. Ou seja, tem um mercado muito intenso e um interesse para além do mercado sul-americano que nós temos”, pontuou.
Para Luiz Gonzaga, as parcerias são essenciais, principalmente para a geração de emprego e renda para os jovens e para o crescimento do estado. “O trabalho só vem e as coisas só acontecem pelo desenvolvimento, pelo crescimento, pela produção. Se tivermos mercado, a gente produz”, acrescentou.
Segundo o parlamentar, o Acre já possui um plano de ação para que o estado seja protagonista na parceria. “O caminho para o Pacífico hoje é o Acre, tanto que o projeto para a ferrovia é por aqui, então já existe uma estrada e temos o projeto de outra por Cruzeiro do Sul. É uma oportunidade excelente e que nós não podemos perder, de manter essa conexão e trabalhar por essa integração, porque se hoje o Acre é visto como o fim do Brasil, se isso acontecer, ele será o início”.
Gonzaga citou a importância da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), as áreas de livre comércio, para o sucesso do processo de parceria e compartilhou dos esforços a nível federal para transformar o sonho em realidade. “O governo está trabalhando para recuperar nossa ZPE, para que a gente possa ter indústrias ali, porque para gerar empregos, nós precisamos dela. O governo federal está totalmente favorável a essa integração, a ministra Simone Tebet tem debatido muito, fez as rotas, e não tenho dúvida de que isso venha acontecer e o Acre irá prosperar muito”, reiterou.

Em relação aos produtos peruanos, o parlamentar enxerga potencial e vantagem econômica em muitos e destacou insumos da área de construção civil e da fruticultura. “O cimento de lá é muito barato, eles têm sal de qualidade e produções excelentes. O morango, que aqui é muito caro, lá a caixa de 10kg é comprada por uma média de R$100 reais, sendo que a qualidade é muito maior, livre de agrotóxicos, totalmente orgânico. E claro que há coisas que estão vindo para cá, mas tem outras indo, então esse fluxo comercial é importante e vamos descobrir muitas outras coisas que precisamos consumir e outras que iremos prover”.
Os portos de Chancay e Arequipa também são considerados uma parte central desse desenvolvimento, tanto no mercado sul-americano, como na ligação com a China. “O porto de Chancay, por exemplo, não foi feito para o Peru, foi feito para o Brasil, tanto é que o governo chinês está disponibilizando a construção da ferrovia, porque enxerga a importância, e isso é uma vantagem imensa para nós, e não é uma coisa que só os acreanos estão querendo. Isso é bom para o Brasil. E com tudo isso de interesse, eu acredito que isso venha acontecer [rapidamente]”, explicou.
Na oportunidade, Luiz Gonzaga destacou a importância do governo acreano e parabenizou o governador Gladson Camelí e a vice-governadora Mailza Assis pelo empenho na causa. “O mais importante de tudo é que nossos gestores estão empenhados, e a prova disso é que a Secretaria de Planejamento está totalmente envolvida, já teve diversas reuniões com deputados, ministros, apoiando o Acre, e é muito bom quando o governo participa e trabalha pelo bem estar social dos acreanos”, finalizou.