
Representantes da indústria acreana se reuniram nesta sexta-feira, 22, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), para o lançamento oficial das missões e agendas nas feiras internacionais Expocruz, na Bolívia, e Expoalimentaria, no Peru, com o intuito de preparar os empresários para a promoção de negócios em espaços comerciais dos países vizinhos. O evento contou com a presença do Sebrae no Acre, Agência de Negócios do Estado do Acre (Anac) e Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict).
O objetivo principal é ampliar a visibilidade dos produtos e serviços acreanos no cenário internacional, o que gera oportunidades reais de negócios e de exportação. Para o vice-presidente da Fieac, João Paulo de Assis Pereira, o momento visa contribuir para a integração entre o estado e os países vizinhos.
“Nós vamos contribuir para que os interessados em exportação com os países vizinhos, e a cada ano temos conseguido ampliar os negócios, mas ainda temos inúmeras barreiras, mas algumas áreas têm evoluído bastante, como o turismo. E nós só temos o que agradecer, porque é um trabalho de muitas mãos, com muitas federações, governo, Sebrae, Associação Comercial, e tudo isso é muito importante para que a gente avance”, pontuou o vice-presidente.
De acordo com o secretário da Seict, Assurbanipal Mesquita, é necessário visualizar a participação nas feiras de forma analítica. “Também iremos contribuir para essa agenda de promoção de negócios, dando todo o apoio para os empresários, para que eles tenham um espaço adequado, possam levar seus produtos nessas duas feiras e façam as conexões”, disse o secretário.
Assurbanipal Mesquita também anunciou que o espaço da indústria acreana contará com uma degustação e que o edital que viabilizará a seleção e participação nas feiras será divulgado em breve. “Nós estamos idealizando uma degustação, como uma forma de apresentar os produtos e ir construindo essa ponte. Outro ponto que é crucial, é que a participação dos empresários será consolidada por meio de um edital, onde eles serão apoiados pelas federações e instituições”, acrescentou.
Segundo o diretor técnico do Sebrae no Acre, Kleber Campos, a atuação da instituição irá acontecer por meio do projeto de internacionalização e de maneira estratégica. “Nós estamos atuando de forma estratégica e destinando investimentos para essa parte de negócios internacionais, e essa parceria com a Federação e com o Governo tem proporcionado uma maturidade”, compartilhou.
Kleber Campos destacou que a proposta inicial é de levar cerca de 20 empresários acreanos para as feiras. “Nós queremos que grande parte dos empresários participe e queremos trabalhar com esses profissionais para que eles estejam aptos a participar da feira. É um trabalho de antes, durante e depois, e é isso que potencializa o resultado. E isso é, acima de tudo, oportunidade para os pequenos negócios conquistarem o mercado internacional de maneira efetiva”.
A presidente da Anac, Waleska Bezerra, também esteve presente no evento. “Nosso papel e maior objetivo, como agência de negócios, é fomentar essas iniciativas e com essa parceria, a gente vai conseguir levar as nossas equipes para fazer uma divisão de trabalho, e nossa expectativa é que os empresários realmente participem, porque toda vez que surge oportunidades como essas, sempre acontece um negócio, sempre se consegue uma exportação, e isso é extremamente importante”.

O empresário e proprietário da distribuição da Fruto de Goiás no Acre, Antonildo Junior, participou do lançamento e compartilhou o crescimento da empresa dentro e fora do estado, e as oportunidades que surgiram durante a Expoacre 2025. “Na feira, nós assinamos um contrato de intenção de negócio com um empresário de Porto Maldonado, e até mesmo antes dos encontros no Salão Internacional, recebemos a visita de dois irmãos de Arequipa, e em setembro, estaremos fazendo um roteiro em Lima, no Peru, junto com os diretos da fábrica industrial da Frutos de Goiás”, celebrou.
Além disso, Antonildo Junior ressaltou que já há uma documentação que regulariza a exportação de produtos Frutos de Goiás para os Estados Unidos. “E agora a nossa meta é trazer isso para o nosso lado, aqui no Mercosul, na Bolívia, Peru, para que o produto chegue para quem está mais perto da gente. O apoio governamental tem sido fundamental e a engrenagem que movimenta o lado brasileiro”, finalizou.