Rio Branco, 12 de agosto de 2025.

Sem fronteiras 4

‘Usina móvel’ é entregue à Emurb e promete acelerar a construção de moradias do programa Minha Dignidade

Equipamento de origem italiana foi entregue nesta manhã de terça-feira, 12. Foto Luís Oliveira

Uma autoconcreteira, que combina as funções de carregamento, mistura e transporte de concreto em um único sistema, foi entregue à Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), nesta terça-feira, 12, pela prefeitura de Rio Branco. O prefeito Tião Bocalom e o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, estiveram presentes na solenidade.

De origem italiana, a máquina soma um investimento de mais de R$1 milhão de reais e busca modernizar os serviços de urbanização da capital acreana, ao entregar a concretagem de maneira mais ágil e eficaz. Para Bocalom, a aquisição do equipamento é um marco para a gestão pública e irá revolucionar a produção.

“A mesma tecnologia que se tem em uma usina, nós temos aqui, mas de forma móvel. A máquina inclusive tem o pneu de trator, para entrar em qualquer lugar, e isso é uma modernização muito grande, um avanço que vai revolucionar a produção de concreto, para que a gente entregue calçadas, meio fio e tudo de qualidade, além de que a gente um rendimento muito maior [pela capacidade do equipamento]”, disse o prefeito.

A autoconcreteira possui capacidade 5m cúbicos essencial para grandes obras e possui um sistema de pesagem em kg. Além disso, o equipamento emite um relatório completo ao final do serviço. De acordo com Alisson Gonçalves, técnico da empresa Fiori, a ferramenta simplifica um processo que, comumente, utiliza diversas máquinas. “Ela tem a facilidade de carregar, transportar e descarregar o concreto. O carregamento é feito por da concha, que está na frente do equipamento, e pela pega o material, seja cimento, areia, brita, o que for, sobe até um determinado ângulo e altura, e ali já vai ter a informação do peso e depois segue para o processo completo”, explicou.

Alisson Gonçalves ficará em Rio Branco por cerca de uma semana para capacitar a equipe escolhida pela Emurb para operar a autoconcreteira. O secretário Cid Ferreira retirou que a máquina foi adquirida com recursos próprios, por processo licitatório. “A gente entende que tanto faz o recurso ser próprio, convênio ou financiamento, o que importa é a população ver o retorno do recurso público em contribuição para a nossa cidade”, pontuou.

Máquina faz o trabalho de uma usina: Foto Luís Oliveira

O diretor da Emurb, Abdel Derze, reforçou que o equipamento será utilizado no programa Minha Dignidade, uma iniciativa da prefeitura para oferecer moradia digna para famílias acreanas em situação de vulnerabilidade, principalmente às em situação de risco por crises e questões climáticas.

“A máquina será muito utilizada no programa Minha Dignidade, porque a gente vai conseguir adiantar os processos para a construção das moradias e isso vai aumentar muito a nossa produção, além de fazer um controle da qualidade do concreto”, concluiu.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
2
Calixto falando ou dizendo?
3
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
4
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
5
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
Detran-AC

» Notícias Relacionadas

Seagro3