Rio Branco, 12 de setembro de 2025.

Seagro3

Aleac encerra projeto Redação Nota Mil em Mâncio Lima com participação inédita de escola indígena

Encerramento acontenceu no templo da Igreja Assembleia de Deus: Foto cedida

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta sexta-feira, 12, no Templo da Assembleia de Deus, o encerramento do projeto Redação Nota Mil em Mâncio Lima. Durante três dias, centenas de estudantes do município participaram das oficinas, que pela primeira vez contemplaram uma escola indígena, a Escola Indígena Ixubay Rabui Puyanawa.

A diretora da escola indígena, Devânia de Araújo Alves Puyanawa, ressaltou a relevância da ação e destacou o apoio recebido. “Para nós é muito gratificante, porque foi a primeira vez que a nossa escola foi contemplada. Quero agradecer ao deputado Nicolau Júnior por proporcionar esse programa e a todos que tiveram esse olhar para uma escola indígena. Antes, a gente não tinha essa visibilidade e hoje vemos esse reconhecimento chegar até os povos indígenas”, afirmou.

A estudante do 3º ano do ensino médio, Hanna Puyanawa, de 18 anos, destacou que sonha em cursar medicina e que a experiência foi essencial para seu desenvolvimento. “Esse projeto é fundamental porque nos dá mais preparo, diminui o nervosismo na hora da prova e fortalece nossa confiança. Como povo originário, é uma oportunidade única sermos os primeiros a receber esse apoio dentro da nossa aldeia”, disse.

Já o estudante Márcio Leandro Puyanawa, que conquistou o primeiro lugar no concurso de redação, agradeceu emocionado. “Obrigado ao presidente Nicolau pela oportunidade e também a toda a equipe por proporcionar essa primeira oportunidade na nossa escola. Esse ensino me ajudou muito a conseguir esse prêmio. Estou muito feliz, até um pouco nervoso, mas agradeço de coração a todos os envolvidos”, declarou.

O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior, enfatizou que a iniciativa aproxima o Parlamento da juventude acreana e reforçou os agradecimentos. “A redação é uma parte essencial no ENEM e sabemos que muitos jovens têm dificuldades nesse processo. Com o Redação Nota 1000, estamos levando suporte, técnicas e incentivo para que eles possam alcançar seus sonhos. Nosso compromisso é com a educação de todos, sem deixar ninguém para trás, especialmente aqueles que vivem em regiões mais distantes e em aldeias indígenas. Aproveito para agradecer ao prefeito Zé Luiz e a todos os parlamentares da Aleac, que juntos têm contribuído para que esse projeto chegue a cada vez mais estudantes”, destacou.

O Redação Nota Mil é um projeto da Aleac, por meio da Escola do Legislativo Acreano, que oferece oficinas gratuitas de redação dissertativo-argumentativa com foco no ENEM, concursos públicos e no fortalecimento da cidadania. A proposta é desmistificar a redação, ensinar técnicas, dar suporte complementar ao ensino regular e estimular a cultura crítica e o protagonismo juvenil por meio de temas relevantes.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
2
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
3
Como ajudar meu filho a falar? Dicas para estimular a linguagem d...
4
Empreendedores podem participar de feiras em Rio Branco; Saiba co...
5
Pedro Pascoal diz que greve dos médicos coloca vidas em risco
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

Seagro2