Rio Branco, 26 de setembro de 2025.

Alysson sabe que vai ser prefeito

Alysson Bestene, vice-prefeito de Rio Branco, esteve no podcast do Portal Acre nesta quarta-feira. Com seu jeitão tranquilo e cara de bom moço, se prepara para ser prefeito de Rio Branco. Só uma reviravolta improvável tira Bocalom da disputa pelo Palácio Rio Branco no ano que vem. Bestene tem tudo para, caso realmente assuma a prefeitura, fazer um mandato qualificado. É inteligente, sabe jogar o jogo da política e tem vontade de ser protagonista. Deve ter essa oportunidade.

E vai com Gladson

Sempre muito comedido nas palavras, o brilho dos olhos não esconde a vontade de ser prefeito de Rio Branco, mas ao ser indagado sobre quem apoia ano que vem, já que só vira prefeito se Bocalom for à disputa pelo governo, não nega que vai trabalhar pela união entre Bocalom e o PP, seu partido, mas, se a engrenagem não funcionar, vai seguir o que disser o governador Gladson Camelí: “Minha relação com  Gladson é de irmão”.

A “engenharia” de Gladson

Ninguém me disse, mas eu sei de um pensamento pensado (o pleonasmo foi proposital) por Gladson para as eleições do ano que vem. Acompanhem meu raciocínio. Se o nó apertar e Bocalom for a última alternativa para vencer Alan Rick na eleição ao governo, há uma clara chance de uma dobradinha entre o atual prefeito de Rio Branco nas “cabeças” e o deputado Nicolau Júnior de vice. Seu amigo e afilhado político Alysson Bestene se torna prefeito, e Nicolau se prepara para voos mais altos. Anotem.

Viagens do Bocalom

Podem até reclamar das viagens de Bocalom e dizer que essas andanças pelo interior não passam de campanha. Pode até ser, mas Bocalom justifica as viagens pelo cargo de presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac). Não tem é nada de besta hehehehe

Eleição começou e Jorge Viana incomoda

A história de que o PT está “morto” no Acre é conversa para “boi dormir”. Óbvio que o partido não é nem sombra de dúvidas a força que já foi um dia no estado, mas o que é dito por Jorge Viana, a maior liderança do partido, ecoa e muito. As recentes declarações, uma delas no “Um Dedin de Prosa” do Portal Acre de que o governo Gladson é um governo sem obras, incomodou. Tanto que Alysson Bestene alfinetou Viana em entrevista e, em Xapuri, o prefeito Maxsuel Maia levou um óleo de peroba no bolso da calça para dizer que Viana é “cara de pau”. Isso não foi de graça, é o “time” de Gladson respondendo, o que é normal na política e tende a se intensificar.

PT pode voltar à Aleac

Falando em poder do PT no Acre, há uma boa chance do partido fazer um deputado estadual nas próximas eleições. Cesário Braga, que tem deixado as mágoas mútuas com Jorge Viana de lado, e focado nas articulações de sua candidatura, surge como favorito. Sem dúvidas, é um nome qualificado e que pode somar aos debates na Assembleia. A maior dificuldade de Braga é exatamente de onde não deveria. Sua estrutura na Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar é quase nenhuma, o que “engessa” o trabalho de Cesário e, logicamente, o dificulta politicamente.

Lula e a “química” com  Trump

Se Lula conseguir “driblar” Trump o que vai ter de radical p…da vida. Impressionante como o extremismo é tão forte entre alguns desmiolados que há uma galera que torce para o “quanto pior, melhor”. Vai entender.

Falando em entender

Minha netinha, Antonella, nasceu. Lá pelas bandas do Santa Juliana senti uma emoção inenarrável. Apesar de toda a felicidade que não cabe no peito, é preciso falar sobre empatia. Impressionante como algumas profissionais, mesmo mulheres, tem pouca ou nenhuma sororidade com uma mãe de primeira viagem. E não estou falando de atendimento especial, mas de fornecer informações básicas e simples que podem acalmar o coração de uma mãe que acabou de parir. Detalhe, é uma minoria. A grande maioria atende de forma espetacular. Mas é que, mesmo sendo mínimo, em um momento de puerpério, não é nada fácil. As mulheres vão entender do que falo.

Com licença, Antonella pede passagem

E se acham que eu não ia aproveitar para apresentar ao mundo a mais nova “dona” do meu coração, estavam enganados. Vejam que coisa linda, estou falando da criança, claro hehehehe Que o criador a abençoe com muita saúde e uma vida  intensa e feliz pela frente.

Pressão popular ainda funciona nesse país

A vergonhosa PEC da Blindagem, ou bandidagem, como se habitou chamar é a prova disso. Se não fosse a pressão da sociedade, e não foi de nenhum grupo político, mas da indignação do cidadão comum, o Senado não teria barrado. Alguém tem dúvidas disso? Eu não tenho nenhuma.

Um abraço ao Márcio Farias

Esta coluna se solidariza ao radialista e amigo Márcio Farias, de Sena Madureira. A dor de perder um filho não consigo nem imaginar e sob essas circunstâncias tão trágicas, é ainda mais sofrido.

Compartilhe em suas redes

Leônidas Badaró

É natural de Xapuri, onde começou na comunicação há 25 anos. De lá pra cá atuou como repórter e apresentador em Rádio, TV e Online. Apaixonado por esportes, também é narrador de futebol.

» Blogs e Colunas

Por Leônidas Badaró

Por Daigleíne Cavalcante

Por Fredson Camargo

Por Nelize Fernandes

Por Robison Luiz Fernandes

Por Mariana Carvalho

Portal Acre