O acreano José Rodrigues de Araújo, conhecido como Doutor da Borracha, está encantando o público da Expo Xapuri ao apresentar seus produtos feitos de borracha. Em meio a diversidade de atrações da feira, o estande tem chamado a atenção não só pela beleza dos seus produtos, mas também pela história e o propósito por trás de cada peça. O artesão acreano transformou o látex extraído da seringueira em símbolo de sustentabilidade e identidade cultural.
Filho e neto de seringueiros, José de Araújo nasceu e foi criado na floresta. Desde cedo teve contato com a borracha, mas foi em 2004, após uma capacitação realizada com apoio da Universidade de Brasília (UNB), que seu trabalho ganhou um novo rumo: o artesanato com folha de defumação líquida (FDL). A partir disso, o Doutor da Borracha passou a criar não apenas peças utilitárias, como sapatos e bolsas, mas também itens de moda e decoração com alto valor agregado.

“Na verdade, eu sou acreano. Nasci e me criei na floresta. Sou filho e neto de seringueiro. Então, a profissão tinha que ser trabalhar com a borracha. E está aí esse grande trabalho, que na verdade foi um dom que Deus me deu para trabalhar com esse produto e manter a floresta em pé, que é esse o objetivo”, afirma o artesão.
Entre os produtos mais vendidos, e que são os mais procurados pelo público, são as famosas sapatilhas feitas com borracha natural. De acordo com José, o conforto e a durabilidade sempre surpreendem quem experimenta. Com um apelo sustentável, os calçados conquistam turistas e moradores locais que buscam levar um pedaço do Acre consigo.
“As pessoas compram o sapato porque é bem utilitário. É um produto que tem uma aceitação muito boa. A qualidade é o que também leva as pessoas a comprar, porque é um sapato ecológico e sustentável. Cada peça comprada está ajudando a manter a floresta em pé, que é um dos maiores objetivos do mundo. Então, é um trabalho 100% ecológico e ambiental”, descreve.

Artesanato familiar, geração de renda e alcance mundial
O ateliê de José funciona com o apoio da esposa, dos filhos e de mais nove colaboradores. Além disso, o artesão compartilha que compra látex de outros seringueiros, fortalecendo a economia local e incentivando a preservação da floresta.
“Está gerando mais oportunidade, porque a gente compra o látex de outros seringueiros e gera mais renda, pois eu não dou conta de cortar a seringa e produzir. Então, compramos de outros seringueiros e também incentivamos para manter a floresta em pé, que é vida para o Brasil e para o mundo”, destaca.
Outro ponto importante abordado por José foi o reconhecimento internacional recebido em 2022. O artesão foi eleito um dos 100 maiores ambientalistas do mundo. O prêmio reforça a importância do seu trabalho na defesa da Amazônia.
Preços acessíveis na Expo Xapuri
O estande do Doutor da Borracha na Expo Xapuri oferece uma variedade de produtos criativos e sustentáveis: pulseiras em formato de folha, colares estilosos, bolsas, chaveiros e até bolinhas que encantam crianças e adolescentes por sua leveza e elasticidade.
Com preços acessíveis, as pulseiras custam a partir de R$ 25, os itens se tornaram lembranças disputadas por quem visita a feira. O tradicional chaveirinho com a marca do Acre, um item que também faz sucesso, é ideal para levar um pedacinho da floresta no bolso.
Mais do que um artesão, José Rodrigues é símbolo de resistência, criatividade e amor pela floresta. O trabalho do Doutor da Borracha é a prova viva de que é possível viver da natureza sem destruir e mantendo as tradições, gerando emprego e cuidando do planeta.