
Mais do que homenagens, são ações concretas que impulsionam seu desenvolvimento e melhoram a qualidade de vida da população, estimada em 91,8 mil habitantes de acordo com o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Hoje é um dia de grande alegria para todos nós do Acre, especialmente para o povo de Cruzeiro do Sul, que celebra com orgulho seus 121 anos de história, cultura e tradição. Quero parabenizar cada cidadão e cidadã que contribui diariamente para o desenvolvimento dessa cidade tão importante para o nosso estado”, disse o governador Gladson Camelí.
Ele destacou que o governo do Acre tem trabalhado com empenho para fortalecer a infraestrutura, ampliar os serviços de saúde, educação e segurança, e promover o desenvolvimento sustentável da região. “Nosso compromisso com Cruzeiro do Sul é permanente, e seguimos firmes para garantir mais qualidade de vida e oportunidades para todos”, afirmou.
Também conhecida como terra dos Nauas, pois era ocupada por indígenas desta etnia, Cruzeiro do Sul, às margens do caudaloso rio Juruá, afluente do imponente rio Amazonas, foi fundada em 1904 por seringalistas e missionários que buscavam consolidar a presença brasileira na fronteira amazônica. Assim como quase todas as cidades acreanas, a então vila do Cruzeiro surgiu no ciclo da borracha e rapidamente se transformou em um centro de desenvolvimento no interior do Acre.
Ao longo de sua trajetória, chegou a ser capital do Território do Acre por um breve período e manteve viva uma identidade marcada pelo trabalho de sua gente, pela religiosidade e pelas movimentadas relações comerciais através dos rios. O nome Cruzeiro do Sul remete ao conjunto de estrelas (constelação) que tem o mesmo nome e é símbolo histórico de orientação e localização desde as Grandes Navegações.
A cidade, famosa por suas imensas ladeiras de aclives e declives (subidas e descidas) acentuados, é também marcada por tradições que atravessam gerações e símbolos icônicos e significativos para todo o povo acreano, como a farinha.
Conhecida em todo o Brasil e até em outros países, a farinha de Cruzeiro do Sul é um dos produtos mais valorizados da Amazônia, reconhecida nacionalmente por sua qualidade e sabor únicos. Primeiro produto do Acre a receber o selo de Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), é motivo de orgulho local e sustento para centenas de famílias produtoras. Não à toa, o festival da cidade leva o nome desse item essencial da culinária acreana, reforçado pela parceria entre governo e prefeitura na sua realização.
Outro marco da identidade local é o Igarapé Preto, cartão-postal que atrai turistas e moradores em busca de lazer. Suas águas cristalinas e a beleza natural ao redor o transformaram em patrimônio da cidade, ponto de encontro cultural e afetivo. Cruzeiro do Sul também integra o Mapa do Turismo, elaborado pelo Ministério do Turismo, como parte da região “Caminhos das Aldeias e da Biodiversidade”. Entre os atrativos, o Rio Croa se consolidou nos últimos anos como destino procurado tanto por visitantes quanto por moradores, oferecendo belezas naturais e culinária regional.
A religiosidade é outro pilar da identidade cruzeirense. O novenário de Nossa Senhora da Glória reúne milhares de fiéis anualmente e é considerado uma das mais expressivas festas religiosas do Acre e da Amazônia. Seu santuário, a maior catedral católica do Acre, representa a fé e a devoção que moldaram a história da cidade, com sua arquitetura imponente e diferente assinada pelos padres alemães, é inspirada nas ocas indígenas que resultaram em uma edificação que possui oitos lados.
Natural de Cruzeiro do Sul, o governador Gladson Cameli destaca sempre a importância da cidade para o desenvolvimento do Acre e reafirma a valorização de cada conquista da cidade.
“Cruzeiro do Sul está no auge do desenvolvimento, mas sempre é possível fazer mais. Como governador, cabe a mim dar condições para que sejam gerados empregos e renda. Esta é uma terra de oportunidades e que reúne todos os requisitos para se consolidar como uma potência no nosso estado. Tenho um carinho especial por esta terra e cada investimento realizado é um gesto de compromisso e de respeito pelo seu povo trabalhador, que tanto contribui para o desenvolvimento do nosso estado. Parabéns, Cruzeiro do Sul, e a todos os meus conterrâneos que fazem desta cidade um lugar que muito nos orgulha”, declarou.
Além de preservar e valorizar símbolos culturais, o governo do Acre tem realizado obras e investimentos que garantem desenvolvimento e mais qualidade de vida.
A Expoacre Juruá, realizada anualmente, se consolidou como a segunda maior feira de agronegócios e entretenimento do estado, movimentando milhões de reais e reunindo um público de milhares de pessoas, inclusive de estados vizinhos consolidando-se como vitrine imprescindível da produção local.
Na infraestrutura, destacam-se a pavimentação de ruas, a recuperação de ramais e a estrada de acesso ao aeroporto. A duplicação da AC-405 é o maior investimento rodoviário da região, considerada estratégica para o escoamento da produção rural e integração econômica entre Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.
Na saúde, a modernização do Hospital do Juruá e a ampliação de serviços especializados descentralizam o atendimento antes concentrado em Rio Branco. Mutirões de cirurgias, aquisição de equipamentos modernos e contratação de especialistas têm reduzido filas de espera e garantido assistência mais próxima da população.
Na educação, o município recebeu a primeira escola cívico-militar do Juruá, reformas de unidades e entrega de tablets para alunos do ensino médio. O programa Prato Extra e o fardamento gratuito também reforçam a política educacional.
Na segurança, concursos públicos ampliaram o efetivo, enquanto novas viaturas e equipamentos fortalecem a atuação policial. Foram entregues o moderno Centro Integrado de Comando e Controle (Cicc), reformas em delegacias e quartéis, além de investimentos de mais de R$ 8 milhões no setor. A cidade também contará com uma unidade da Casa da Mulher Brasileira para ampliar a proteção às mulheres em situação de violência.
Outros avanços incluem a entrega de mais de títulos definitivos de terra, garantindo segurança jurídica e acesso a crédito; e o programa Água para Todos, que ampliou a capacidade de distribuição e resolveu o problema de desabastecimento em diversos bairros, beneficiando milhares de famílias.
Cruzeiro do Sul, a “princesinha do Juruá”, chega aos 121 anos celebrando sua história e projetando um futuro de oportunidades, desenvolvimento e valorização de sua identidade cultural.
Com informações da Agência de Notícias do Acre