No primeiro dia de transmissão da Expo Xapuri 2025, nesta quinta-feira, 4, o Portal Acre deu início a rodada de entrevistas com o governador do Acre, Gladson Camelí, que reforçou que sua gestão tem buscado ampliar cooperação com as prefeituras do estado, principalmente as de menor porte e que enfrentam dificuldade financeiras.
De acordo com Camelí, a união entre o governo estadual e o municipal é fundamental para otimizar recursos e garantir melhorias para a população. “Meu compromisso é com os 22 municípios do nosso estado. Independentemente de partido A ou B, temos que unir forças para executar as ações que melhorem a vida das pessoas e diminuam as diferenças regionais”, afirmou.

O governador destacou também que pretende se reunir com secretários estaduais e equipes municipais, em encontros por regionais do Acre, no segundo semestre deste ano. O objetivo, conforme Camelí, é alinhar as prioridades e fechar possíveis lacunas abertas. “Quando eu falo para todo mundo que 2025 é o ano de executar é porque nós não podemos perder tempo. É preciso avançar em infraestrutura, saúde, educação e segurança. Nós temos que unir as forças”, frisou.
Outro ponto ressaltado pelo governador se refere ao papel das feiras regionais como reflexo do fortalecimento dos municípios. Camelí lembrou que os eventos desse tipo, antes concentrados na capital, agora alcançam cidades como Sena Madureira, Porto Acre, Capixaba, Tarauacá e Assis Brasil.
Ao ser questionado sobre o balanço de seus dois mandatos, Gladson destacou a importância da responsabilidade fiscal e garantiu trabalhar para deixar as contas em dia ao final da gestão. “Quero encerrar o governo pagando todos os fornecedores. Por isso tenho cobrado muito controle financeiro da equipe econômica”, explicou.
Camelí aproveitou também para reconhecer a importância do apoio da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) junto ao governo. “A Assembleia tem sido uma grande aliada, cumprindo seu papel de cobrar e reivindicar, mas também respaldando ações importantes do Executivo”, enfatizou.