Rio Branco, 28 de setembro de 2025.

sem fronteiras 2

Em vídeo de celebração e homenagem aos 121 anos de Cruzeiro do Sul, Gladson enaltece orgulho pela cidade

Rio Croa é considerado um dos locais mais bonitos de todo o Acre: Foto Marcos Vicentti/Secom

Para celebrar os 121 anos de fundação da “Princesinha do Juruá”, o governador do Acre, Gladson Camelí, publicou um vídeo neste domingo, 28, em suas redes sociais enaltecendo o orgulho que sente pela cidade.

“Cruzeiro do Sul, aqui nasci, aqui cresci. Foi em cada rua, cada escola, cada abraço dessa gente simples e forte que aprendi o valor de lutar pelos nossos ideais. Não é apenas a minha cidade natal, é a parte do que sou. Cada conquista minha carrega a força do Juruá. Hoje, como governador, meu compromisso é honrar essa terra, trazendo desenvolvimento, oportunidade e esperança para cada família”, fala no início do vídeo 

Fundada em 1904 por grupos de seringalistas e missionários que queriam consolidar a presença do Brasil na fronteira amazônica, Cruzeiro do Sul, também conhecida como terra dos Nauas, surgiu no ciclo da borracha e se tornou um centro de desenvolvimento no interior do estado.

Atualmente, a segunda maior cidade do Acre se tornou uma referência econômica, cultural e social, com grande diversidade e riquezas que ressaltam a prosperidade do município.

No vídeo, Camelí também enalteceu a conquistas e lutas do povo da terra da farinha e ressaltou o orgulho da sua origem cruzeirense.

“Neste aniversário de Cruzeiro do Sul, meu coração se enche de gratidão pela minha origem, por minha gente e pela chance de retribuir tudo o que recebi. Cruzeiro do Sul, minha querida cidade, parabéns pelos seus 121 anos de história. Sigamos juntos, de mãos dadas, construindo um futuro de esperança, fé e progresso. Viva Cruzeiro do Sul, viva o nosso Acre”, destacou em seu discurso.

Veja o vídeo.

Mas nem de só de homenagens de políticos, é marcado o aniversário de Cruzeiro do Sul. Pessoas “comuns”, apaixonadas pela “cidade das ladeiras” também fizeram questão de demonstrar seu amor.

É o caso do  poeta e funcionário público Paulo de Sá que usou as palavras para homenagear sua terra natal. Na poesia “As belezas de minha cidade”, Sá destaca o quanto a natureza foi generosa com a capital do Juruá.

Leia abaixo.

Compartilhe em suas redes

Seagro3