Rio Branco, 11 de setembro de 2025.

Ban_PMRB_SEME_12-08-25_1200x250_01

Funai afirma que irá apurar denúncias de irregularidades em processo seletivo aplicado no Jordão

Servidor da Funai em área indígena: Foto Divulgação/Funai

O Portal Acre veiculou nesta terça-feira, 9, uma série de denúncias dos candidatos ao processo seletivo da Fundação Nacional de Povos Indígenas (Funai), para o cargo de Auxiliar de Proteção Etnoambiental, no Jordão, interior do Acre. Os denunciantes alegam que um servidor estaria beneficiando amigos e familiares, prejudicando de forma deliberada outros concorrentes ao dificultar a entrega da documentação exigida.

A equipe de reportagem buscou um posicionamento do polo Jordão, mas não obteve respostas até o momento da publicação desta matéria.

Em contato com a Funai, a equipe de Comunicação do órgão relatou que as equipes técnicas da instituição estão apurando as acusações e garantiu que as devidas providências serão aplicadas para garantir equidade e transparência.

O posicionamento reforçou que aqueles que se sentiram lesados durante o processo devem encaminhar, por escrito e de forma objetiva, as possíveis irregularidades para que sejam apuradas.

“A Comissão Organizadora do PSS – Proteção e Promoção dos Direitos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato e órgãos de controle interno da Funai [serão responsáveis pela apuração]. A Funai continuará monitorando a apuração da denúncia e irá colaborar integralmente para que eventuais responsáveis, se houver, sejam devidamente responsabilizados”, relata trecho da nota.

A instituição reforça que o resultado divulgado é de caráter preliminar, e que nenhuma pontuação deve ser considerada como definitiva até a conclusão do processo seletivo, já que as fases são essenciais para garantir a conformidade legal.
A Funai pontuou que os recursos encaminhados pelos candidatos interessados em questionar a pontuação estão em fase de análise, conforme os critérios definidos no edital.

“A Funai destaca a natureza auditável dos processos relacionados à realização do no Processo Seletivo Simplificado PSS/2025. O Edital nº 03/2025 possui critérios objetivos de pontuação e tipifica as documentações comprobatórias de experiência profissional e formação correlatas, de tal modo que a pontuação atribuída a cada candidato é passível de verificação integral. Os candidatos interessados em questionar a pontuação recebida encaminharam seus recursos, os quais serão analisados pela Comissão responsável, em consonância com os critérios de pontuação definidos no Edital”.

O órgão orientou que os candidatos acompanhem as publicações oficiais da Funai e os prazos previstos em edital.

Leia abaixo a nota completa da Funai.

Nota

Viemos nos manifestar diante das denúncias veiculadas no Portal Acre, no dia 09/09/2025, sobre supostas irregularidades no processo seletivo no Processo Seletivo Simplificado PSS/2025 da Coordenação da Frente de Proteção Etnoambiental Envira para a função de Auxiliar de Proteção Etnoambiental. Os fatos mencionados na reportagem serão apurados e as devidas providências serão tomadas para garantir os princípios de equidade, transparência e mérito que devem nortear os processos seletivos públicos.

Reforça-se que supostas irregularidades devem ser encaminhadas por escrito, de forma clara e objetiva, indicando os fatos, provas e indícios que motivam a suspeita de fraude, para que sejam apuradas pela Comissão Organizadora do PSS – Proteção e Promoção dos Direitos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato e órgãos de controle interno da Funai. A Funai continuará monitorando a apuração da denúncia e colaborará integralmente para que eventuais responsáveis, se houver, sejam devidamente responsabilizados.

No entanto, é fundamental esclarecer que o resultado divulgado até o momento é de caráter preliminar. O processo seletivo ainda se encontra em andamento (Fase de Recursos: 08/09/2025 a 09/09/2025), com etapas obrigatórias previstas nos itens 5 e 6 do edital, a saber: Etapa de Heteroidentificação para candidatos que se autodeclararam negros(as); Verificação de Documentação Complementar para todos(as) os(as) candidatos(as) classificados(as) e Análise por Equipe Multiprofissional e Interdisciplinar para candidatos(as) com deficiência (PcD).

Essas etapas são indispensáveis para a validação definitiva dos(as) aprovados(as) e visam garantir a lisura, a justiça e a conformidade legal do processo seletivo. Portanto, nenhuma pontuação preliminar pode ser considerada como definitiva até a conclusão integral do Processo Seletivo.

A Funai destaca a natureza auditável dos processos relacionados à realização do no Processo Seletivo Simplificado PSS/2025. O Edital nº 03/2025 possui critérios objetivos de pontuação e tipifica as documentações combrobatórias de experiência profissional e formação correlatas, de tal modo que a pontuação atribuída a cada candidato é passível de verificação integral. Os candidatos interessados em questionar a pontuação recebida encaminharam seus recursos, os quais serão analisados pela Comissão responsável, em consonância com os critérios de pontuação definidos no Edital.

A Funai reafirma seu compromisso com a transparência, a equidade e a defesa do acesso justo a funções públicas. Por fim, reforçamos a importância de que os(as) candidatos(as) acompanhem atentamente as publicações oficiais da Funai (https://www.gov.br/funai/pt-br/atuacao/terras-indigenas/fiscalizacao-e-monitoramento/processo-de-selecao-simplificado-pss/pss-protecao-e-promocao-dos-direitos-dos-povos-isolados-e-de-recente-contato-1/resultados-preliminares), bem como os prazos e requisitos previstos no edital, a fim de assegurar o pleno exercício de seus direitos e deveres dentro do processo.

Compartilhe em suas redes

sem fronteiras 3