Rio Branco, 27 de setembro de 2025.

1080 x 250 (1)

Historiadora denuncia demora em exame essencial para tratamento de câncer; Após publicação nas redes sociais, Sesacre marca procedimento

Paciente fez apelo nas redes sociais e conseguiu resposta sobre data de exame: Foto reprodução

Mileny Andrade (estagiária), sob supervisão de Leônidas Badaró

Nesta sexta-feira, 19 de setembro, a historiadora Iri Nobre, da Fundação Elias Mansour (FEM), usou as redes sociais para denunciar as dificuldades enfrentadas por pacientes oncológicos no Acre para realizar a cintilografia óssea, exame fundamental no acompanhamento do câncer.

Em vídeo publicado direto do Hospital do Câncer do Acre, onde faz acompanhamento, Iri contou que aguarda pelo exame desde maio deste ano.

“Eu sou uma paciente oncológica e, como todos os pacientes, tenho prioridade no acesso a exames por conta do protocolo de acompanhamento. No entanto, sigo esperando desde maio uma cintilografia óssea”, disse.

Segundo ela, o Estado não dispõe da máquina necessária para o exame, que costuma ser encaminhado ao Hospital Santa Juliana. A demora, porém, preocupa pacientes e familiares. Iri citou o caso de uma colega que faleceu no intervalo de seis meses entre um exame e outro.

“Não estou dizendo que ela faleceu porque não fez o exame, mas seis meses é tempo suficiente para ter uma recidiva e não saber, justamente por não ter acesso ao exame de imagem”, alertou.

A historiadora lembrou ainda que sua luta pela saúde não é de hoje. “Quem me acompanha sabe que foi difícil desde o início, mas consegui a cirurgia em tempo hábil, assim como a reconstrução imediata das mamas. Essa foi uma grande conquista. Agora, luto para continuar o tratamento dignamente, como é meu direito e o direito de tantas outras pessoas que estão na mesma situação”, declarou.

Iri fez um apelo para que a situação seja resolvida com urgência. “Peço que essa mensagem chegue a quem for necessário para que eu e os demais pacientes oncológicos possamos ter acesso a esse exame tão importante”, concluiu.

Cerca de duas horas depois, Iri voltou às redes sociais para dizer que foi comunicada pela Secretaria de Saúde de que seu exame está marcado para o próximo dia 20 de outubro. Emocionada e agradecida, paciente contou que tem certeza que a resposta se deu em razão da mobilização nas redes sociais.

Veja o vídeo:

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Talento do Acre
“Comecei a lutar porque sofria bullying”; Conheça o pugilista de ...
2
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
3
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
4
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
5
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

1200X250 - cópia (6)