A criatividade é o “elemento x” de qualquer modelo de negócio que queira se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo. Na Expo Xapuri 2025, evento agropecuário de negócios e entretenimento que vem movimentando o setor econômico do município, o empreendimento “Amor em Buquê”, comandado pelas irmãs Raieli Santos e Raiane Santos, tem conquistado o público presente por apresentar modelos de buquês feitos a partir de fitas de cetim, espuma EVA e limpador de cachimbo, uma haste flexível e felpuda.

Segundo a empreendedora Raieli Santos, o negócio começou pela vontade de presentear as professoras do filho com buquês. “Tudo começou de uma forma bem descontraída. Eu queria que meu filho desse às duas professoras dele, de presente, um buquê, mas aqui na nossa cidade não tinha nenhum. E na cidade vizinha, eu encontrei um em formato de borboletas. Só que a responsável por esse negócio me mandou mensagem falando que a pistola de cola quente dela tinha quebrado, e eu pedi que ela me mandasse o material, que eu me virava para terminar. E eu consegui terminar, e no dia que meu filho entregou para a professora, eu postei”, disse Santos.
Logo a postagem rendeu comentários e procura pelo buquê. “Muitas pessoas que me mandaram mensagem perguntando onde eu havia comprado, elogiando muito, e assim eu recebi a minha primeira encomenda. Comecei investindo$30 nessa primeira, e disso faturei R$50, e a partir daí foi só evoluindo”, complementou.

Ranieli Santos produz cerca de 20 buquês, de diferentes tamanhos e materiais, por mês, em seu estúdio. O negócio tem se consolidado e a empreendedora agora já entrega peças personalizadas. “Hoje eu tenho uma impressora e conseguimos trabalhar com logos, com personalizados e lembrancinhas”, pontuou.
A empresária relata que o modelo de negócio é atrativo, principalmente, pela oportunidade de permanecer dentro do lar, o que a auxilia na jornada como mãe de duas crianças pequenas.
O negócio cresceu e ganhou novos espaços para além de Xapuri. Raiane Santos, irmã de Ranieli, também atua no negócio, e levou a empresa para o município de Brasiléia. “Eu sempre ajudei a minha irmã, e depois de um tempo eu aprendi a fazer junto com ela, e passei a vender. Eu também trabalho com crochê e isso fez com que muitas ideias fossem surgindo. E hoje em dia é assim, ela trabalha aqui, e eu lá, em eventos assim a gente se reúne, para dar um reforço”, ressaltou.
Os buquês podem ser personalizados e incrementados com ursos de pelúcia, cartões românticos e chocolates.