
No próximo 16 de setembro (terça-feira), Rio Branco sediará a primeira etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT), no auditório do Sebrae, das 8h às 18h.
A abertura contará com a presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que virá ao Acre especialmente para prestigiar o evento, ao lado de autoridades locais, lideranças sindicais e representantes do setor produtivo.
A II CNT é um espaço tripartite, paritário e democrático, reunindo trabalhadores, empregadores e governo em um amplo debate sobre as diretrizes para a promoção do trabalho decente no Brasil. As conferências estaduais acontecem em todo o país até dezembro de 2025 e a etapa nacional será realizada em março de 2026, em São Paulo.
Importância para o Acre
Segundo dados do Painel de Indicadores da Rede de Observatórios do Trabalho, no 2º trimestre de 2025, o Acre registrava 350 mil pessoas economicamente ativas, com uma taxa de desemprego de 7,4%. Em Rio Branco, a taxa chegou a 7,7%. Esses números reforçam a relevância de discutir políticas públicas voltadas para o fortalecimento do emprego formal e da qualificação profissional no estado.
Para o superintendente regional do Trabalho no Acre, Leonardo Lani de Abreu, o momento é estratégico:
“Valorizar o emprego formal e estimular a qualificação profissional significa não apenas gerar renda, mas também fortalecer a economia local e regional. A Conferência é uma oportunidade para que o Acre contribua com sua experiência e desafios, garantindo que as políticas públicas nacionais tenham como base as realidades vividas pela população do nosso estado.”
Já o secretário de Relações do Trabalho do MTE, Marcos Perioto, ressalta que as etapas estaduais são fundamentais:
“Elas trazem para o centro da conferência a diversidade local e regional do país, garantindo que as propostas reflitam as realidades locais e fortaleçam o processo nacional de construção coletiva do trabalho decente.”