Rio Branco, 26 de setembro de 2025.

1200 x 250 - AgNot

Praga que pode destruir produção de banana é detectada em propriedade rural de Rodrigues Alves; Idaf faz alerta

A praga tem algo potencial destrutivo, alerta Idaf: Foto cedida

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF) divulgou, nesta segunda-feira, 22, uma informação preocupante para os produtores de banana no Acre. Conforme o comunicado do órgão, foi identificado, em uma propriedade rural no município de Rodrigues Alves, no Juruá, a praga quarentenária presente moko da bananeira (Ralstonia solanacearum raça 2). A doença é uma das principais pragas que atinge plantios de banana, com potencial destrutivo da produção.

O IDAF explica que a praga é uma enfermidade bacteriana que afeta principalmente a cultura da banana, podendo causar prejuízos à produção agrícola devido a  murcha e morte das plantas infectadas. O órgão de controle diz ainda que a identificação da praga em Rodrigues Alves coloca o Acre em alerta e reforça a necessidade de medidas rigorosas de controle e manejo para evitar que a doença se dissemine em outras regiões do Estado.

O governo esclarece ainda está adotando todas as providências técnicas para a erradicação do foco identificado, incluindo levantamento de delimitações da área, orientações técnicas aos produtores. O IDAF recomenda que todos os produtores rurais e demais envolvidos na cadeia produtiva da banana fiquem atentos aos sintomas como o amarelecimento e a murcha das folhas, bem como o escurecimento interno e a podridão seca dos frutos, comunicando imediatamente as equipes técnicas do IDAF.

Veja abaixo o comunicado na íntegra.

O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf/AC), vem a público informar que, após notificação do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar/AC), foi identificado um foco da praga quarentenária presente moko da bananeira (Ralstonia solanacearum raça 2) em uma propriedade rural no município de Rodrigues Alves. A detecção da praga foi confirmada por meio de análise laboratorial realizada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA/GO) do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) .

A praga é uma enfermidade bacteriana que afeta principalmente a cultura da banana, podendo causar sérios prejuízos à produção agrícola devido à murcha e morte das plantas infectadas. Essa identificação reforça a necessidade de medidas rigorosas de controle e manejo para evitar a disseminação da doença em outras regiões do estado.

O Idaf/AC está adotando todas as providências técnicas para a erradicação do foco identificado, incluindo levantamentos de delimitação da área, orientações técnicas aos produtores locais, ações de fiscalização fitossanitária e adoção de medidas de biossegurança, conforme Instrução Normativa SDA/Mapa nº 17, de 27 de maio de 2009. A colaboração da comunidade rural é fundamental para o sucesso dessas ações.

Recomenda-se que produtores e demais envolvidos na cadeia produtiva da banana fiquem atentos aos sintomas como: o amarelecimento e a murcha das folhas, o escurecimento vascular no pseudocaule, rizoma e engaço, bem como o escurecimento interno e a podridão seca dos frutos, comunicando imediatamente às equipes técnicas do Idaf ao identificarem quaisquer suspeitas da praga. Recomenda-se que os produtores adquiram mudas devidamente certificadas, provenientes de áreas livres de pragas.

O instituto reforça seu compromisso com a defesa agropecuária do estado e permanece à disposição para esclarecer dúvidas e prestar suporte técnico necessário.

Para mais informações, entre em contato:

Idaf – (68) 3215 3426
Ouvidoria – (68) 3221-3394 –
Instagram: idafacre

Gabriela da Silva Tamwing
Chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal do Idaf

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
2
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
3
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
4
Como ajudar meu filho a falar? Dicas para estimular a linguagem d...
5
Empreendedores podem participar de feiras em Rio Branco; Saiba co...
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

sem fronteiras 3