Rio Branco, 1 de setembro de 2025.

Seagro3

Qualicafé tem recorde com 48 produtores rurais inscritos

Secretário de Agricultura afirma que evento fortalece cadeia produtiva do café: Foto Marcos Vicentti/Secom

O estado contará com 48 produtores na disputa do 3º Concurso de Qualidade do Café Robusta Amazônico do Acre (Qualicafé), que será realizado no dia 17 de outubro, em Rio Branco. As inscrições foram encerradas na última sexta-feira, 29, e agora inicia-se a etapa de validação, com conferência de documentos e análise preliminar das amostras enviadas.

O Qualicafé é uma realização do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), e tem o objetivo de premiar os melhores cafés especiais do estado, incentivar a cafeicultura, o agronegócio e a economia local. De acordo com os organizadores do evento, esta é a edição com o maior número de produtores inscritos.

Em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), será feita a triagem e a codificação das amostras, garantindo a lisura do processo. Posteriormente, o concurso avança para uma das fases mais aguardadas: a avaliação sensorial, conduzida por provadores de café especializados vindos dos estados de Rondônia e Pará, que estarão em Rio Branco exclusivamente para esta etapa.

Os 10 cafés mais bem avaliados seguirão para a final do concurso. Os nove primeiros colocados receberão premiações, como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado na produção de cafés robusta amazônicos de alta qualidade.

Além disso, os 15 produtores mais bem pontuados terão a oportunidade de representar o Acre na Semana Internacional do Café (SIC), maior evento do setor cafeeiro no país, que será realizada em novembro, em Belo Horizonte (MG).

De acordo com o secretário de Agricultura, Luís Tchê, o evento fortalece a cadeia produtiva do café no Acre. “O Qualicafé é sinônimo de valorização e reconhecimento para os nossos produtores, que acreditam na cadeia produtiva que mais cresce em nossa terra. É também uma oportunidade de continuar contando a nossa história e de mostrar ao mundo o potencial do café produzido aqui no Acre, no meio da Amazônia, e o quanto ele merece ser reconhecido”, afirma.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Compartilhe em suas redes

23.1---DIGITAL_MASTER---PMRB_FAMÍLIA-ACOLHEDORA