
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) divulgou nesta segunda-feira, 1, o balanço das Mortes Violentas Intencionais (MVI’s) registradas em Rio Branco entre os dias 1º de janeiro e 31 de agosto deste ano. O levantamento mostra que houve uma expressiva redução de 50% nas MVI’s da 3ª Regional e de 10% na 2ª Regional, com destaque para a queda geral de 34% nos casos de homicídios em toda a cidade.
Os dados reforçam o impacto positivo das políticas de segurança adotadas em parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco. A 3ª Regional, que abrange bairros da parte alta da cidade como São Francisco, Tancredo Neves, Jorge Lavocat, Irineu Serra e Alto Alegre, foi a que apresentou o melhor desempenho, com uma redução pela metade nos crimes violentos. Já a 2ª Regional, que contempla bairros do 2º Distrito como Cidade do Povo, Belo Jardim I, II e III, Taquari, Vila Acre, Santa Inês e Santo Afonso, também apresentou uma queda significativa.
O secretário de Segurança Pública, em exercício Evandro Bezerra, destacou o papel fundamental da tecnologia e da cooperação entre os poderes públicos nesse resultado, afirmando que a redução nos índices de violência é fruto de um esforço conjunto e contínuo entre o governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco.
“A instalação de mais de 250 câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade, monitoradas 24 horas pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (CICCE), tem reforçado a atuação preventiva das nossas forças de segurança. Esse investimento em tecnologia tem sido essencial para coibir crimes e ampliar a sensação de segurança da população”, disse.
Além das ações ostensivas, a Sejusp, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), tem garantido o monitoramento permanente de 103 pontos estratégicos em áreas de grande circulação, como o circuito da Gameleira, Mercado Velho, Parque Chico Mendes, Horto Florestal, Praça da Revolução, Praça Povos da Floresta, Lago do Amor, entre outros.
O diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, enfatizou o papel das ações integradas entre as forças de segurança pública dizendo que esse resultado não seria possível sem o trabalho conjunto das forças de segurança estaduais e municipais. “Temos atuado de forma integrada, com operações diárias de monitoramento nos principais pontos de saída da capital, interior e regiões turísticas. Essa presença constante, aliada ao trabalho de inteligência e patrulhamento preventivo, tem sido determinante para combater o crime de forma eficaz”, explicou.
Com informações da Agência de Notícias do Acre.