Três comunidades rurais de Xapuri receberam nesta semana a visita da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) que participou da Operação Gota 2025, ação coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Governo do Estado, Força Aérea Brasileira e Ministério da Defesa Nacional.
O objetivo da iniciativa é claro: levar vacinas do Calendário Nacional de Imunização a localidades isoladas, onde o acesso é difícil e, muitas vezes, limitado às épocas de estiagem.

No último dia 2 de setembro, moradores do Seringal São Francisco do Iracema (Colocação Maloquinha), Seringal São Pedro (Colocação Itapissuma) e Seringal São José (Colocação Boa Viagem) foram atendidos. Mais de 200 pessoas receberam atendimento, com a aplicação de aproximadamente 450 doses de vacinas.
Para chegar até as localidades, a equipe da Secretaria de Saúde de Xapuri contou com o apoio de um helicóptero da Força Aérea, o que garantiu agilidade na logística.
O coordenador do Programa Nacional de Imunizações em Xapuri, Durval Castelo, destacou a relevância do trabalho.”Foi um sucesso, graças a Deus. Atendemos mais de 200 pessoas e foram cerca de 450 vacinas ministradas nas três colocações. É uma missão que traz tranquilidade para as famílias e reforça a importância da vacinação.”
O agricultor José Moura, morador da região, reforçou as dificuldades de deslocamento enfrentadas pela população local. “A gente mora em local de difícil acesso, onde para chegar só se for de carro no verão. No inverno só entra caminhonete traçada e às vezes nem assim. Ser atendido por uma aeronave é muito mais rápido e é de grande importância para as comunidades.”
Já a coordenadora estadual do PNI, Renata Quiles, apontou para o futuro.”A missão foi um sucesso e, com Xapuri, a gente encerra hoje essa etapa da Operação Gota 2025. Esperamos encontrar o município novamente em 2026, com muito mais comunidades a serem atendidas.”
Mais do que números, a Operação Gota reforça a importância de levar saúde pública a todos os lugares, garantindo que nem mesmo as distâncias da floresta amazônica sejam barreira para a imunização.